Curta-metragem de projeto social em Cubatão é selecionado em festival de cinema na Inglaterra


‘E se Jesus nascesse no mangue?’, do Projeto Pescadores de Histórias, em Cubatão (SP), foi selecionado no Frome International Climate Film Festival, na Inglaterra. Curta-metragem gravado e produzido em Cubatão foi selecionado para o Frome International Climate Film Festival 2024.
Divulgação
O curta-metragem ‘E se Jesus nascesse no mangue?’ produzido e gravado em Cubatão (SP) foi selecionado para o Frome International Climate Film Festival 2024, na Inglaterra. A produção do filme ocorreu por meio do Projeto Pescadores de Histórias, do Instituto Socioambiental e Cultural (Isac) da Petrobras.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Lançado em dezembro de 2023, o curta transporta a figura de Jesus Cristo aos mangues de Cubatão, na Baixada Santista, em uma narrativa que destaca o renascimento e os desafios do ecossistema.
A obra contou com a participação de alunos da oficina de cinema. Os atores e protagonistas do curta-metragem, Matheus dos Santos e Bianca Pessoa, ambos de 13 anos, interpretaram a Sagrada Família.
Pôster do curta-metragem ‘E se Jesus nascesse no mangue?’.
Divulgação
Além do Frome International Climate Film Festival 2024, na Inglaterra, que ocorreu nos dias 18 e 19 maio, o curta-metragem ‘E se Jesus nascesse no mangue?’ foi exibido no 10º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos.
Ao g1, o diretor da obra, Carlos Oliveira, disse que as indicações e o reconhecimento podem inspirar os jovens que participam do Projeto Pescadores de Histórias.
“É uma maneira de trazer atenção para a comunidade da Vila dos Pescadores e dar oportunidades para esses jovens exercerem uma atividade artística. Inclusive, se quiserem estudar mais sobre cinema, artes cênicas ou em alguma função técnica do audiovisual. Eu vejo como uma abertura de porta e um sopro de esperança para eles com relação ao futuro”, enfatizou.
Belém ou Cubatão?
O curta apresenta José e Maria navegando pelas águas do Rio Cubatão.
Divulgação
Diferente da história narrada nos evangelhos da Bíblia Sagrada, que descrevem que Jesus Cristo nasceu em Belém, na Palestina – aproximadamente, 8 km ao sul de Jerusalém, capital de Israel – o curta apresenta José e Maria, ainda grávida do menino, em um barco, navegando pelas águas do Rio Cubatão.
No percurso, o casal se depara com os desafios causados pelos impactos ecológicos decorrentes da poluição na região, até chegarem às margens do rio e adentrarem o mangue. No entanto, Cristo nasce em meio a fauna e flora do ecossistema e, posteriormente, um sinal do céu indica aos Reis Magos a sua chegada.
O sinal é representado pelas luzes que iluminam o Polo Industrial de Cubatão e guiam os personagens até o local do nascimento do Messias [salvador], onde o presenteiam com ovos de espécies nativas, uma muda de uma árvore dos manguezais e um caranguejo. Os itens simbolizam a recuperação ambiental da região.
Os curtas-metragens realizados pela oficina de cinema do Projeto Pescadores de Histórias podem ser conferidos no link.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.