Programação especial marca aniversário de 129 anos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi


Programação traz o tradicional Bolo de Flores, formado por mudas de várias espécies de plantas da Amazônia, e atividades que resgatam a memória do museu. Museu Paraense Emílio Goeldi
Governo Federal
O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, o mais antigo do gênero no Brasil, completa 129 anos de existência na próxima quinta-feira (15), feriado de Adesão do Pará à Independência do Brasil. E para celebrar esta data, será realizada uma programação especial durante a manhã para os visitantes.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Neste ano, com o tema “As memórias contam histórias”, a programação contará com atividades educativas buscam dialogar sobre a preservação da memória, a partir de detalhes da história centenária da base física mais antiga do Museu Goeldi, seus significados e a relevância para a sociedade. Entre os recursos selecionados, destacam-se o Baú de Memórias, a Coleção Didática Emília Snethlage, as Pranchas Didáticas e o kit Os Maiorais do Parque Zoobotânico.
Lago das vitórias-régias no Museu Goeldi
Divulgação
A programação comemorativa prossegue até o final de agosto. Entre os dias 14 e 28 serão realizados Circuitos Dialógicos para Grupos Escolares previamente agendados. Estas visitas orientadas destacarão os aspectos históricos dos elementos arquitetônicos da época da implantação do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, no século XIX.
O Circuito Dialógico propõe um mergulho no contexto histórico vivenciado por Belém à época da idealização e implantação do Parque do Goeldi, sendo possível conhecer mais dos seus monumentos e prédios, assim como de suas árvores centenárias.
Rocinha, no Museu Goeldi
Divulgação
Fauna e flora da Amazônia
O Parque Zoobotânico é a porta de entrada para o universo do Museu Goeldi e da Amazônia. Abriga hoje quase 3 mil árvores de grande, médio e pequeno porte, arbustos e cipós; além de cerca de 100 espécies animais, com mais de 1.600 mamíferos, aves e répteis, incluindo 200 peixes.
Mais de 200 espécies da fauna amazônica estão em situação de ameaça de extinção. Na foto, Museu Paraense Emílio Goeldi.
O Liberal/Igor Mota
Em seu circuito, os visitantes encontram espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e também 14 edificações históricas, entre prédios e monumentos. O Parque conta múltiplas histórias sobre a Ciência, Amazônia, Culturas, patrimônio arquitetônico, paisagismo, evolução e adaptação de formas de vida. É uma sala de aula divertida, um espaço de encontro com a natureza amazônica, contemplação e conexão.
Pioneiro em seu gênero no Brasil, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi foi criado em 1895, com o intuito de abrigar o jardim zoológico e o horto botânico do então Museu Paraense de História Natural e Etnographia, fundado em 1866.
Por décadas, sua estrutura foi se expandindo até ocupar um quarteirão inteiro entre as avenidas Magalhães Barata, Alcindo Cacela e Gentil e a Travessa Nove de Janeiro, no bairro de São Brás. É um dos principais pontos turísticos da cidade de Belém e faz parte da memória afetiva local.
Programação:
Aniversário de 129 anos do Parque Zoobotânico do Museu Goeldi
Data: 15 / 08 / 2024
Local: Samaumeira Jovem
Horário: 9h às 12h
Atrações:
Baú de Memórias
Coleção Didática Emília Snethlage
Pranchas Didáticas
kit Os Maiorais do Parque Zoobotânico
Bolo de Flores
Atividade com Agendamento:
Circuitos Dialógicos para Grupos Escolares
Período: 14 e 28 / 08
Agendamento através do e-mail [email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.