Marinha alerta para ventos de até 61 km/h no litoral do RN


Especialista explica que ventos ficam mais fortes no Nordeste entre julho e outubro. Alerta pode afetar a faixa litorânea de Natal (RN) até São Luís (MA). Praia do Meio, Natal, RN
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A Marinha do Brasil emtiu um aviso de mau tempo para o litoral do Rio Grande do Norte, com previsão de ventos de até 61 km/h no oceano entre esta quarta (14) e quinta-feira (15).
Os ventos, segundo a Marinha do Brasil, podem afetar toda a faixa litorânea de Natal (RN) até São Luís (MA). Os ventos acontecem nos sentido do sudeste para o leste.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Por conta da intensidade, a Marinha informou que os navegantes devem consultar essas informações “antes de se fazerem ao mar” e solicitou “ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”.
Todos os avisos meteorológicos divulgados pela Marinha do Brasil disponíveis na página do Centro de Hidrografia da instituição.
Ventos mais fortes entre julho e outubro
Segundo o chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, entre julho e outubro os ventos no Nordeste, principalmente no litoral, ficam mais fortes.
“Normalmente nessa época do ano a alta pressão do Atlântico Sul fica mais intenso devido à chegada do inverno. O ar fica mais denso, promovendo assim o aumento do vento que se desloca do centro de alta pressão para a região do equatorial. É uma área de baixa pressão onde o ar é menos denso. Então, você tem esse aumento dos ventos nessa época do ano”, explicou.
Em 2024, segundo o especialista, os ventos ficaram mais fortes devido a presença do fenômeno La Niña e presença de águas mais frias no Oceano Pacífico.
“O fenômeno La Niña causa essa circulação com mais facilidade aqui sobre o Nordeste. É um dos motivos também que está influenciando no aumento dos ventos aqui”, explicou.
Segundo Bristot, a previsão para os próximos dias é de ventos mais fortes no litoral, por conta do esfriamento das águas da superfície do Oceano Atlântico Sul. A dinâmica envolvida deve fazer aumentar os ventos da Paraíba até o Maranhão. Segundo Bristot, o vento sopra com mais intensidade entre 9h e 18h.
“Nos próximos dias deveremos ter um aumento dos ventos e, como o vento deverá aumentar, as chuvas deverão diminuir. A tendência é que quando você tem ventos mais fortes, você não tem formação de chuvas”, disse.
“E, posteriormente a isso, poderemos ter pancadas de chuva durante essa semana, chuvas que deverão acontecer durante a madrugada, inicídio da manhã e principalmente durante o final de semana”, completou.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Adicionar aos favoritos o Link permanente.