DMAE faz captação de água em propriedades particulares para garantir abastecimento em Poços de Caldas, MG


Departamento tem entrado em acordo com proprietários para retirar água de açudes particulares. Para manter o abastecimento de água em Poços de Caldas (MG), uma das alternativas tem sido a captação em propriedades particulares pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto, o DMAE.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A bomba trabalha 24 horas por dia mandando água do açude para que ela abasteça o Ribeirão Vargem de Caldas. O açude fica na propriedade do Guilherme, que não pensou duas vezes em autorizar que a captação fosse feita.
“Na mesma hora eu falei, olha o que vocês precisarem fazer, estamos à disposição, parece que está sendo algo resolutivo, aqui é uma região que abastece uma zona que eles chamam de ETA-3, uma zona específica da cidade, mas pelo que o pessoal do departamento passou, são cerca de 10 mil casas que são abastecidas hoje com essa água que está sendo retirado daqui”, disse o consultor de negócios, Guilherme Frayha.
DMAE faz captação de água em propriedades particulares para garantir abastecimento em Poços de Caldas
Reprodução EPTV
Uma das medidas encontradas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas para evitar que falte água na cidade, foi identificar açudes que ficam em propriedades privadas e próximos a represas ou a mananciais, e entrar em contato com os donos dessas propriedades para que eles possam utilizar essas águas no abastecimento de Poços.
Nos últimos dias, quatro famílias já permitiram que o demais faça toda essa logística para utilizar essas águas e mais de 50 milhões de metros cúbicos de água desses açudes já foram utilizados no abastecimento.
Em uma das propriedades, o DMAE precisou instalar quase um quilômetro e meio de tubulação para fazer com que a água chegue até a Represa Saturnino de Brito.
Há mais de seis meses, Poços de Caldas não registra chuvas volumosas. Com isso, a Represa do Cipó, que é o maior reservatório da cidade, já opera abaixo de 40% da capacidade.
Já a Saturnino de Brito, responsável por abastecer a zona leste de Poços, já está com cerca de 20% da capacidade e há quase um mês o DMAE tem bombeado água do volume morto do reservatório.
“Agora chegou a balsa que a gente havia encomendado para que a gente possa fazer a captação aonde eu tenho uma profundidade maior. Então isso garante a capacidade que a gente está pegando mesmo com a represa no nível baixo, conseguir estar fazendo essa captação”, disse o supervisor da seção de controle e operações do DMAE, Paulo Fernandes Silveira.
DMAE faz captação de água em propriedades particulares para garantir abastecimento em Poços de Caldas
Reprodução EPTV
Dos três açudes que a família do Marcos mantém em uma propriedade, dois foram completamente esvaziados e em um deles restou pouca água. Ao ser procurado pelo departamento, o empresário também não hesitou em liberar cerca de 20 milhões de metros cúbicos de água para ajudar a abastecer a represa Saturnino de Brito.
“Três açudes ótimos aí, com somando tudo, ainda mais de 20 milhões de metros cúbicos de água, que dá para abastecer nossa população durante muito tempo, parado aqui. Então, quando eles descobriram que nós tínhamos, vieram falar conosco, de imediato a gente colocou apenas as ideias de fazer a recolocação no lugar das coisas, porque faz um arrombamento, faz algum estrago, recompor a área pra gente poder ter já essa mesma água no ano que vem”, disse o empresário e vereador eleito, Marcus Togni.
Com a mina que tem na região e com a previsão de chuvas, a expectativa é que nos próximos meses os açudes voltem a ficar cheios. Agora que descobriu que é possível usar a água no abastecimento da cidade em uma emergência, o recém eleito vereador já pensa em como desenvolver projeto para estimular que mais produtores tenham essas reservas de água.
“Uma ideia é de fazer um benefício para as pessoas que conseguirem uma outorga para ter esse tipo de água, para poder, numa emergência como essa, servir a população”, disse o vereador eleito.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.