“Até quando às mulheres tem valor?”, psicanalista usa filme ‘A Substância’ como resposta

O novo filme estrelado por Demi Moore, A Substância, foi lançado em 19 de setembro de 2024 e, desde então, tem gerado intensos debates sobre a obsessão social com a aparência feminina. A obra escancara a imposição dos padrões de beleza que pressionam as mulheres. Descrito por muitos como “denso e difícil de assistir”, o filme aborda questões estéticas e políticas, além de satirizar a visão da sociedade sobre mulheres mais velhas.

Demi Moore no filme 'A Substância, que faz crítica forte sobre o envelhecimento das mulheres na sociedade

Demi Moore no filme ‘A Substância, que faz crítica forte sobre o envelhecimento das mulheres na sociedade – Foto: Divulgação

No último episódio da primeira temporada do podcast A Coisa + Aleatória, Marta Gomes e Bianka Any debateram sobre o filme, que, segundo elas, é uma crítica direta à tirania da juventude eterna, questionando o que resta quando esses padrões não podem mais ser atendidos.

Para Marta, “Um ponto alto do filme foi a atuação de Demi Moore, que, muito elogiada, interpreta uma personagem que simboliza a luta de tantas mulheres para se manterem relevantes em uma sociedade que, muitas vezes, trata o envelhecimento como uma falha ou perda.”

A diretora Coralie Fargeat explora com profundidade a dualidade, permitindo diversas interpretações sobre o filme. “Para mim, é um filme sobre o envelhecimento feminino, que muitas vezes é visto como algo monstruoso. O filme retrata isso de forma desconfortável. Além disso, para mim, também é sobre o que fazemos para sermos amados”, afirmou Bianka.

Outros temas discutidos no episódio foram a perspectiva masculina sobre o filme, a “monstruosidade” associada ao envelhecimento feminino e o valor da aparência. “Vi muitas críticas de homens dizendo que acharam o filme engraçado, coisas como ‘não sei por que está classificado como horror, isso é comédia’.”

Confira o podcast A Coisa + Aleatória: ‘A Substância’ e o prazo de validade das mulheres

Depois de sete meses no ar e 17 episódios, chega ao fim a primeira temporada do podcast A Coisa + Aleatória. Marta Gomes e Bianka Any retornam ainda em 2024, com mais debates sobre conflitos humanos pelo olhar da psicanálise. Todos os episódios da primeira temporada do podcast estão disponíveis no Spotify e no ND PLAY.

A produção do podcast A Coisa + Aleatória é realizada pelo Núcleo de Projetos Multimídia do Grupo ND, que trabalha com inovação e criação de novos produtos em jornalismo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.