Bebê nasce com 4,7kg de parto normal, morre e família acusa hospital de negligência em SC

Uma bebê morreu horas após nascer no Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. A morte ocorreu na madrugada desta quarta-feira (9). A família da criança acusa o hospital de negligência após o nascimento ter sido feito de forma natural, mesmo a criança tendo 4,7kg.

Segundo o relato da família, a mãe da pequena Helena desenvolveu diabetes gestacional e fazia acompanhamento no centro de risco da Univali nos últimos meses. Ao completar 36 semanas, os profissionais do local a orientaram para que na 37ª semana ela fosse até a maternidade e induzisse o parto, já que a bebê já estava com 3,6kg.

Mãe do bebê foi diagnosticada com diabetes gestacional – Foto: Freepik

A mãe, então, seguiu a recomendação e procurou o Hospital Ruth Cardoso no tempo indicado pelos médicos, apresentando o encaminhamento para que o parto fosse feito no último dia 29. Porém, ao chegar no hospital e passar por uma avaliação, ela foi orientada a retornar para casa.

Segundo a família, os profissionais que atenderam disseram que ela deveria fazer essa indução na 38ª semana. Então, na manhã desta segunda-feira (7), a gestante retornou ao hospital, onde passou dois dias tentando induzir o parto.

Bebê não resistiu

A bebê nasceu na tarde de terça-feira (8), por volta das 13h30, de parto normal, mesmo pesando 4,7kg. A família disse que a criança teve parada cardiorrespiratória logo em seguida, precisou ser reanimada por cerca de 30 minutos e foi encaminhada para a UTI neonatal do hospital, onde ficou internada até a madrugada nesta quarta-feira (9), momento em que não resistiu.

O corpo da criança foi encaminhado para autópsia independente em Florianópolis. A família informou que vai buscar medidas legais contra o Hospital Ruth Cardoso.

O que diz o Município

Em nota, a Prefeitura de Balneário Camboriú lamentou a morte da recém-nascida e afirmou ter prestado todo cuidado necessário tanto para a mãe quanto para a filha. Segue, na íntegra:

“A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da direção do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), lamenta profundamente o falecimento de uma recém-nascida, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, e expressa suas mais sinceras condolências à família neste momento de imensa dor.

Reafirmamos que todo o cuidado e atenção foram dedicados tanto à mãe quanto à bebê, seguindo o pré-natal apresentado e os protocolos da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

Neste momento de grande perda, nos solidarizamos com os familiares, reafirmando nosso compromisso com o cuidado e respeito à vida em todas as suas fases”.

*Com informações da repórter da NDTV Record, Greici Siezemel

Adicionar aos favoritos o Link permanente.