Unimed realiza, a cada minuto, 1,7 milhão de procedimentos de assistência à saúde no país


Com uma rede de mais de 30 mil serviços, cooperativas da marca atendem a 10% da população brasileira Atendimento realizado pela Unimed Noroeste Capixaba; rede de assistência do sistema de cooperativas conta com mais de 30 mil serviços parceiros e próprios
Unimed Noroeste Capixaba
A Unimed realizou 631 milhões de consultas, exames, internações, terapias e outros procedimentos médico-hospitalares em 2023, conforme dados do Mapa Assistencial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O número representa um aumento de 11% em relação ao ano anterior e significa que, a cada minuto, foram produzidos mais de 1,7 milhão de procedimentos de assistência. Esse crescimento é fruto dos investimentos das cooperativas da marca na rede de assistência, a mais ampla do país, com cerca de 30 mil serviços de saúde, incluindo 2,3 mil hospitais e hospitais-dia. Além dos estabelecimentos credenciados, a Unimed conta com rede própria para atender a seus 20,5 milhões de beneficiários de planos de saúde e odontológicos, o que representa 10% da população brasileira. No segmento de planos médico-hospitalares, a marca é líder com 39% do mercado.
Só em 2023, entraram em operação 12 novos hospitais da rede própria; ao todo, já são 163, com capacidade para 13,6 mil leitos. No ano passado, também foram inaugurados oito serviços de terapias especiais, totalizando 96 em todo o país. Esses serviços são dedicados a acolher pacientes com condições relacionadas ao neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A rede própria ainda conta com clínicas, centros de diagnósticos, laboratórios e unidades de urgência e emergência, com diversas acreditações e certificações nacionais e internacionais. Programas de avaliação são realizados com frequência, garantindo assim o aprimoramento contínuo da qualidade da assistência oferecida.
A Unimed injetou, no último ano, mais de R$ 87 bilhões nos serviços de saúde das regiões em que está presente, incluindo os consultórios de médicos cooperados, serviços próprios e parceiros credenciados, com o pagamento das despesas assistenciais de seus beneficiários. Para o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior, esse é outro resultado que comprova como as 340 cooperativas da marca impactam positivamente as comunidades em que estão inseridas.
“A Unimed produz saúde no Brasil. Nossas cooperativas constroem uma rede de assistência que abrange hospitais, clínicas e outras estruturas para atender às necessidades da população e fazem aportes de tecnologia, criando um ambiente propício para a fixação de profissionais no interior do país. Também fomentam o desenvolvimento dos serviços de saúde locais, fazendo girar a economia regional nas comunidades em que estamos presentes”, diz o executivo.
Ele ressalta que esses resultados são fruto do modelo de negócios adotado pela marca, o cooperativismo. A organização em cooperativas permite que a Unimed esteja presente em 9 de cada 10 municípios brasileiros e seja gerida pela perspectiva do médico, o que traz o foco para a qualidade dos cuidados prestados.
Impactos sociais
Os resultados também incluem o crescimento do número de empregos gerados – segundo o Balanço Social de 2023, as 203 cooperativas Unimed que participaram do levantamento geraram 5.939 novos empregos diretos no ano passado, com expansão de 5% em seu quadro de colaboradores. Maior cooperativa de saúde do Mundo, segundo a Aliança Cooperativas Internacional, o Sistema Unimed conta com cerca de 150 mil colaboradores diretos. Isso sem falar que cerca de 20% dos médicos brasileiros são cooperados do Sistema Unimed.
O Balanço Social também revelou que em 2023 as cooperativas investiram R$ 97 milhões em ações socioambientais, beneficiando diretamente as comunidades em que a Unimed está presente. O valor é 28% maior do que o registrado em 2022. Os projetos, as campanhas e os eventos nas áreas de saúde, esporte, cultura, lazer e meio ambiente contemplaram um público superior a 25 milhões de pessoas e 9,6 mil instituições.
“As cooperativas médicas são um verdadeiro patrimônio brasileiro, pois têm um valor significativo e reconhecido para o desenvolvimento socioeconômico, beneficiando a sociedade com prestação de serviços essenciais de qualidade, geração de empregos e renda e contribuição para o bem-estar coletivo”, diz o presidente da Unimed do Brasil.
Unimed Caruaru promove corrida de rua para incentivar a população a adotar hábitos saudáveis, como atividades físicas
Lucas Cordeiro/ Unimed Caruaru
Os desafios da saúde em debate
Entre os dias 9 e 12 de outubro, lideranças e colaboradores do Sistema Unimed, além de outros especialistas nacionais e internacionais da saúde, debatem tendências e desafios para a área na 53ª Convenção Nacional Unimed. O evento será realizado no Royal Palm Hall, em Campinas (SP), e tem como tema “Sistema Unimed: Produzindo saúde no Brasil”.
Saiba mais sobre a Unimed acessando aqui
Adicionar aos favoritos o Link permanente.