Idoso corre risco de perder o pé por causa de demora em cirurgia, diz família


Família entrou na Justiça para tentar agilizar o procedimento. A Secretaria Estadual de Saúde informou que a cirurgia foi autorizada. Paciente denuncia demora para atendimento em hospital público de Araguaína; saiba mais
Um idoso, de 61 anos, corre o risco de perder o pé após aguardar 12 dias por uma cirurgia no Hospital Regional de Araguaína (HRA). Dois dedos já foram comprometidos e a família cobra agilidade no procedimento.
“A gente tá correndo atrás na Justiça para que resolvam liberar essa cirurgia dele, porque se não ele vai perder o pé ou até mesmo a perna. A infecção tá subindo e ele chegou [no hospital] com o pé normal e vai sair sem dedos ou até mesmo sem o pé”, afirma Sérgio Danillo Alves, filho do idoso.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Em nota a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que a cirurgia do seu José já foi autorizada pela regulação do estado e que a data será informada à família.
Seu José procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) porque estava sentindo dores no pé. Sérgio conta que no primeiro atendimento o pai foi apenas medicado, sem nenhum pedido de exame. A situação do idoso se agravou e nada foi feito.
“A gente solicitou que encaminhassem ele para o HRA e ela falou que não precisava. Trouxemos ele sete dias depois no Regional. Outro clínico geral recebeu ele, não pediu nenhum medicamento, só tirou uma foto e falou assim ‘estou sentindo pulso’ e mandou ele para casa”, conta Sérgio.
Idoso está internado há 12 dias aguardando cirurgia e corre risco de perder o pé
Reprodução/TV Anhanguera
Por conta das fortes dores, seu José está internado no hospital tomando doses de morfina. Os exames e laudos apontam que ele precisa passar pela cirurgia, mas mesmo com a urgência no caso o idoso ainda aguarda em um leito do hospital.
LEIA TAMBÉM
Temporal derruba árvores e deixa moradores sem energia em cidade do Tocantins; Veja previsão do tempo
Advogado morre após carro capotar durante viagem para representar cliente em tribunal
Tocantins terá prefeitos com idades entre 23 e 76 anos a partir de 2025
O que diz a SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que o procedimento do referido paciente já foi autorizado pela Central Estadual de Regulação (CER) e a unidade hospitalar conveniada, referência para o procedimento na região norte do Estado, já trabalha para o agendamento e a data será comunicada à família.
Palmas, 08 de outubro de 2024
Secretaria de Estado da Saúde
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.