SENAI-RN inaugura Centro de Treinamento em refrigeração com a Midea Carrier


CT passa a integrar Laboratório de Refrigeração do SENAI, em Natal, contemplando ações nas áreas de refrigeração e climatização, com mais tecnologia e sustentabilidade para aulas. Centro de Treinamento reforça tecnologias para qualificação profissional no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, do SENAI-RN
Divulgação / SENAI-RN
O SENAI do Rio Grande do Norte inaugurou, em Natal, o primeiro Centro de Treinamento (CT) da instituição em parceria com a Midea Carrier – gigante na indústria de climatização.
O espaço integra uma nova área de expansão do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), localizado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN.
A operação incluirá cursos, palestras e outras ações conjuntas para a comunidade nas áreas de refrigeração e climatização.
O número de formações no SENAI voltadas à atividade será ampliado em mais de três vezes, por meio da iniciativa – passando de três para 10, até o próximo ano.
A Midea Carrier é uma joint venture formada por duas gigantes globais no segmento de climatização.
É resultado da união da chinesa Midea – maior fabricante de eletrodomésticos e uma das maiores produtoras de splits e microondas do mundo – com a Carrier, líder mundial em soluções para climatização, fundada pelo inventor do ar condicionado, Willis Carrier, nos Estados Unidos.
As empresas possuem o maior centro fabril do setor na América Latina, com três fábricas no Brasil e uma na Argentina.
Formação
Entre as novidades incorporadas ao portfólio do SENAI com a parceria, quatro abrirão matrículas já neste mês: “Mantenedor de sistemas de climatização”; “Mecânico de manutenção de sistemas de climatização”; “Mecânico de comando elétricos aplicados à refrigeração” e “PMOC”.
Para 2025, também está confirmada a estreia dos cursos de “Mecânico em refrigeração industrial”; “Mantenedor de sistemas de climatização a Mini VRF/Multi Split”; Mecânico de manutenção de sistemas de sistemas de refrigeração residencial” e “Instalação e manutenção para split inverter”.
Outros programas já oferecidos pelo SENAI, de “Instalação e manutenção Split system”; Técnico em refrigeração e ar-condicionado” e “Boas práticas de climatização” continuarão a ser ofertados.
Tecnologia
“Nós estamos em um processo de atualização tecnológica, de ampliação e melhoria das instalações do laboratório, com ganhos de qualidade e a consequente expansão dos caminhos que existem para a qualificação profissional na área”, diz o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.
Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, destaca processo de atualização tecnológica, de ampliação e melhoria das instalações do laboratório
Divulgação / SENAI-RN.
“No Rio Grande do Norte”, acrescenta, “a área de refrigeração sempre foi um dos destaques do SENAI na educação profissional”. “Já chegamos a fazer campeões mundiais nessa modalidade da WorldSkills, principal competição de educação profissional do mundo, preparando alunos que representavam o RN ou outros estados”.
Os esforços, segundo o executivo, estão em linha com as necessidades de diversos setores industriais e da vida da população, seja no ambiente residencial, no comercial ou no administrativo, onde a refrigeração é parte do cotidiano.
“A parceria com a Midea Carrier, que é uma referência importante no mercado e traz para dentro do laboratório o que há de mais atual em termos de tecnologia, faz parte desses esforços e incrementa a área de educação”, complementa o diretor.
Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, explica que o novo Centro de Treinamento faz parte de um complexo educacional maior, em desenvolvimento no HIT.
Centro de Treinamento do SENAI-RN em parceria com a Midea Carrier faz parte de um complexo educacional maior, em desenvolvimento no HIT
Divulgação / SENAI-RN
A área, que já sedia o Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde, no campo da refrigeração passa também a abrigar os laboratórios de Fluidos Refrigerantes Naturais, de Boas Práticas em Sistemas de ar-condicionado Mini-Split System, de Comandos Elétricos aplicados e de Refrigeração, além de salas de aula.
“A Midea está investindo na infraestrutura de equipamentos e na formação de pessoas na área de refrigeração, o que incrementa a tecnologia disponível e traz, entre outros ganhos, a ampliação de atividades teóricas e práticas que oferecemos ao setor”, observa a diretora.
Este é o 13º Centro de Treinamento inaugurado pela Midea Carrier no Brasil e o sétimo em parceria com o SENAI. Juntas, as instituições já mantinham operações nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará e Mato Grosso do Sul.
No Rio Grande do Norte, “o objetivo é levar a técnicos e instaladores de Natal e região capacitação de qualidade, utilizando a estrutura e a expertise do SENAI na formação técnica, aliadas à tecnologia e inovação presentes nos produtos da companhia”, diz Sérgio Soares, especialista em Treinamentos da Midea Carrier.
Sustentabilidade
O CT inaugurado neste mês, no Laboratório de Refrigeração do SENAI, em Natal, reforça, segundo a instituição, tecnologias e a sustentabilidade para aulas práticas. O Centro inclui equipamentos cedidos pela Midea Carrier para fins didáticos e pedagógicos.
A lista inclui, por exemplo, aparelhos de ar condicionado VRF – sigla em inglês para Fluxo Refrigerante Variável. Na prática, um sistema de climatização central para grandes ambientes, normalmente utilizado por setores como comércio e indústria, que ainda não estava disponível em laboratórios do Rio Grande do Norte para treinamentos.
Entre as atividades possíveis no ambiente de ensino estão demonstrações de uso e manuseio, desmonte e reconstrução de aparelhos, detalhamento de peças, exibição do maquinário, além de procedimentos de instalação e testes de funcionamento.
A chegada dos novos equipamentos também marca a conclusão de uma transição no SENAI, ligada à sustentabilidade.
“Todas as máquinas instaladas no Centro possuem agora fluidos com baixo impacto na camada de ozônio”, diz Daniel Lima de Oliveira, instrutor do CTGAS-ER na área de refrigeração.
Equipamentos antigos que não seguiam essa linha, acrescenta ele, saem, agora, completamente de cena.
“Esse é um laboratório montado com o que há de mais moderno em tecnologia e isso não se refere só ao ‘material’, mas também à redução de emissões de gases do efeito estufa”, ressalta o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello.
“São vários modelos de equipamentos residenciais e comerciais, e todos observando a sustentabilidade exigida pela sociedade, no mundo”.
Mello afirma que a questão ambiental está na pauta das empresas de tecnologia e refrigeração, com movimentos concretos de uso, por exemplo, de matérias-primas e gases menos agressivos ao meio ambiente.
Impactos
Na área de refrigeração, um programa de capacitação com cursos gratuitos oferecido pelo CTGAS-ER também tem impulsionado boas práticas que ajudam a combater vazamentos de fluidos refrigerantes de aparelhos de ar-condicionado e possíveis impactos que essas substâncias poderiam causar, se lançadas na atmosfera.
Os treinamentos promovidos com esse objetivo fazem parte do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.
Em setembro, o Programa homenageou o SENAI-RN pela importância dada às atividades educacionais para proteção da camada de ozônio. A cerimônia foi realizada em São Paulo, no Evento de Celebração do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Na ocasião, a instituição foi representada pelo diretor de Operações, Klebet Cavalcanti Carvalho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.