Com ‘Coletânea dos amores partidos’, escritora leva literatura acreana à Flip


Coleção reúne uma série de poemas escritos por Veriana Ribeiro, que participará de sessão de autógrafos durante uma das maiores feiras literárias do país. Evento ocorre entre os dias 9 e 13 de outubro em Paraty, no Rio de Janeiro. Autora participará de sessão de autógrafos na Flip 2024
Deyse Cruz-Noronha/Divulgação
Eu fui desbotando você, tirando da minha pele / Todas as marcas que você deixou / Com seus gritos, choros e sorrisos / Lamentos no meu ouvido / Pedidos de perdão / Eu fui desbotando você / E sua culpa / Que era sempre minha / E sua dor / Que era minha heresia / Eu fui desbotando você / Tirando você / Apagando você / Mas você / Ah você… / É pior que tatuagem
A coleção de poemas “Coletânea dos amores partidos”, da jornalista e escritora Veriana Ribeiro, será um pedacinho do Acre na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro. Isto porque a autora, nascida em Rio Branco, apresentará a obra e participará de uma sessão de autógrafos durante a feira.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Os textos discutem amor romântico, relacionamentos abusivos, bissexualidade, feminismo e o amor-próprio, segundo a autora.
O evento, que está em sua 22ª edição, ocorrerá entre os dias 9 e 13 de outubro, na cidade localizada no interior do Rio de Janeiro. A obra levada por Veriana se divide em três volumes intitulados Fins, Começos e Meios, e versa sobre os diversos estágios de um relacionamento amoroso de forma não-linear.
“Ao olhar minha produção literária, percebi que a questão dos relacionamentos estava muito presente. Escrevia para entender meus sentimentos, e essa escrita acabou refletindo as questões de gênero e sexualidade que vivi ao longo dos anos”, conta.
Coletânea reúne poemas sobre amor romântico, relacionamentos abusivos, bissexualidade, feminismo e amor-próprio
Arquivo pessoal
A feira se divide em “casas”, que são espaços disponibilizados para autores e editoras que farão a exposição de obras. A sessão de autógrafos e participação da autora acreana deve acontecer no estande da empresa de consultoria literária com.tato, com a qual Veriana trabalha, na Casa Escreva, Garota.
Para a autora, a participação na Flip 2024 é uma chance extraordinária para ganhar visibilidade, e destacar não apenas sua trajetória, mas de toda a produção literária do estado. Ela conta que, além de sua coletânea, também irá apresentar livros de seu pai, o escritor Antônio Alves, que também trabalhou na edição dos textos publicados por Veriana.
“A Flip é o maior evento literário que tem no país, junto com a Bienal do Livro. É um evento muito segmentado mesmo. As pessoas que participam da Flip são pessoas do mercado editorial. Então, são jornalistas especializados, são outros escritores, são pessoas que muitas vezes estão dentro do mercado editorial. Então, é um lugar bom para você conhecer pessoas, fazer networking, conseguir se vender mesmo como autor, como escritor”, explica.
Coletânea dos Amores Partidos: Autora acreana vai lançar livro sobre relacionamentos em SP
Apesar de os poemas incluídos na coletânea não terem o Acre como temática principal, a autora ressalta que, por ser o seu estado de origem, as obras têm um pouco da região em suas páginas.
Veriana relembra que gostava de escrever desde cedo, e que sua realidade no Acre se refletiu em alguns momentos de sua poesia, por meio de analogias.
“Tem um outro poema meu que eu falo um pouco, vou citando um romance que acontece como o rio, pegando ali um pouco da relação com o Rio Acre. Então, às vezes tem umas frases assim… ‘É que nem viver em setembro’, que é uma época difícil de respirar, de viver aqui no Acre”, acrescenta.
Em 2024, a feira irá homenagear o autor João do Rio, pseudônimo de Paulo Barreto, um dos escritores mais importantes do Rio de Janeiro no início do século XX. Além de convidados de diversos países, o evento também terá a participação de nomes como o influenciador Felipe Neto, o franco-senegalês Mohamed Mbougar Sarr, a italiana Lisa Ginzburg, entre outros.
Veriana Ribeiro nasceu em Rio Branco, no Acre, e também levará textos do pai à Flip
Deyse Cruz-Noronha/Divulgação
Histórico de Versões
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.