Defesa Civil é acionada após onça aparecer em condomínio onde caiu avião em Vinhedo


Animal voltou para uma região de mata e, por isso, não foi necessário fazer a remoção. Cidade tem histórico de aparições do felino. Condomínio fica próximo de um corredor ecológico, segundo a Prefeitura
g1
Em meio aos trabalhos de atendimento à queda de avião no residencial Recanto Florido, em Vinhedo (SP), a Defesa Civil foi acionada para atender uma ocorrência de onça-parda dentro do condomínio nesta segunda-feira (12).
Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não foi necessário fazer a remoção da onça uma vez que ela foi para uma região de mata. Aos moradores, a administração do residencial divulgou um comunicado recomendando cuidado ao entrar e sair das casas.
Conforme informações do município, próximo ao condomínio fica um corredor ecológico monitorado por pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp). Por isso, outros moradores já reportaram anteriormente a presença de onças na região.
O biólogo Gustavo Figueirôa, em entrevista ao Terra da Gente em abril deste ano, explicou que onças-parda não oferecem risco aos moradores e não predam cachorros.
“A onça-parda é um animal bem tímido, que prefere sempre fugir do que encarar, vale lembrar que não existem registros oficiais aqui no Brasil de ataque a seres humanos”, disse o biólogo.
Onças em Vinhedo
Vídeo mostra momento em que onça-parda surge durante pregação de pastor em mata de Vinhedo
Em agosto do ano passado, o pastor Paulo Henrique Barreto da Silva, de 19 anos, viralizou após ser surpreendido por uma onça-parda durante pregação em uma área de mata de Vinhedo (SP). À EPTV, ele relatou que ficou paralisado pelo encontro com o felino.
“Naquele momento eu fiquei parado. Eu pensei assim: ‘se eu andar, se eu correr, não vai adiantar’. Não tinha ninguém para me ajudar, não tinha uma saída. Atrás de mim, onde estava gravando, eram árvores e mato. Não tinha como fugir. Só estava eu e Deus ali”, disse.
Pastor se assusta com onça-parda durante pregação em Vinhedo
Reprodução/Facebook
Silva contou que foi para a área de mata, conhecida como Monte das Bananeiras, e encontrou outras pessoas fazendo orações, mas optou por ficar sozinho.
“Só que a onça não tinha aparecido ainda. Aí, aproveitando que eu estava só, eu falei comigo mesmo, eu vou abrir uma ‘live’, um vídeo para falar da Palavra de Deus, pregar o Evangelho”, afirmou.
Onça em árvore
Onça-parda flagrada em Vinhedo em abril deste ano
José Marcos Bueno Júnior
No dia 4 de abril deste ano, a empresária Tatiana Pinhada Bueno também encontrou uma onça-parda na cidade de Vinhedo (SP). O animal ficou em cima da árvore após se assustar com os latidos da cachorrinha da família.
“Eu tenho um canil bem grande no quintal, com bastante mato e árvores onde prendo as minhas cachorras às vezes. Estava com uma amiga em casa de tarde quando de repente escuto um barulho da cachorrinha menor e vou olhar no quintal. Vi uma onça assustada pulando em uma árvore, dentro do canil. Achei que tava ficando doida”, relembra.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.