Cidades do litoral de SP sofrem com baixa quantidade da vacinas contra a Covid-19


Prefeituras de Santos e Guarujá relatam que não há vacinas contra a doença para o público infantil, enquanto as outras cidades da Baixada Santistas não têm imunizantes suficientes para os adultos. Municípios da Baixada Santista informaram que sofrem com pouca quantidade de imunizantes.
Frederic J. Brown / AFP
A cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, informaram ao g1 que estão com poucas doses da vacina Moderna XBB monovalente contra a Covid-19. Santos e Guarujá, por exemplo, disseram não contar com o imunizante para atender o público infantil.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Outras cidades, como Mongaguá, São Vicente e Bertioga relataram que estão com um estoque reduzido de doses contra a doença.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), por com base no Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), informou que o Ministério da Saúde enviou 100 mil doses da vacina monovalente neste mês de agosto.
Segundo a pasta, serão enviadas aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs) nos próximos dias, sendo que o GVE de Santos vai receber 7 mil doses.
Confira abaixo como está a vacinação nas cidades da Baixada Santista:
Peruíbe
A cidade disse contar com 250 doses da vacina monovalente e que este é o quantitativo mensal, de acordo com o pedido e liberação do estado. Os imunizantes estão disponíveis nas 10 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade e na Casa da Mulher.
Santos
A Prefeitura de Santos informou ter recebido uma baixa quantidade de vacinas em agosto. Nesta segunda-feira, a Policlínica São Manoel começou o dia com 35 doses.
A Policlínica Campo Grande foi abastecida pela manhã com 50 doses. As demais unidades devem ser abastecidas até a manhã de terça-feira (13).
A administração municipal pediu novas doses ao estado e foi informada de que serão oferecidas apenas seringas não graduadas, que já vêm com uma dose preenchida (0,5 ml) — permite vacinar apenas o público acima de 12 anos. Crianças entre 6 meses e 11 anos só podem 0,25 ml/ na dose.
Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá informou que, embora seja baixa quantidade, a vacina monovalente está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. No momento, o município conta com 100 doses. A chegada de mais vacinas está prevista para terça-feira (13).
Itanhaém
A cidade afirmou que servidores da Secretaria de Saúde foram, na manhã desta segunda-feira, à Diretoria Regional de Saúde buscar uma remessa de 240 doses da vacina contra a covid-19. As vacinas serão distribuídas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF).
Guarujá
A administração municipal de Guarujá informou que o município tem 400 doses disponíveis nas UBSs e USFs da cidade. Estas são destinadas a idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades.
Porém, vacinas contra a covid-19 para crianças entre 6 meses e 11 anos estão em falta há três semanas. A prefeitura afirmou que aguarda o envio das doses por parte do governo do estado, que ainda não comunicou previsão de entrega ao município.
São Vicente
A prefeitura informou que desde 24 de julho está com baixa quantidade da vacina contra a Covid-19 no estoque. A justificativa é que o volume enviado pelo estado é menor do que o esperado. A previsão é de que, na próxima semana, a cidade receba mais doses do imunizante.
A vacina contra a Covid-19 está disponível apenas no Posto de Vacinação do Shopping Brisamar, no Centro. No momento, ela é oferecida apenas às pessoas acima de 12 anos, gestantes e puérperas, imunossuprimidos e idosos.
Segundo a administração municipal, até a última atualização desta reportagem, não foi possível determinar a quantidade exata de vacinas disponíveis no município.
Bertioga
A Prefeitura de Bertioga informou que a cidade foi abastecida com o estoque mínimo de 120 doses da vacina contra a Covid-19 para adultos, que serão destinadas aos grupos prioritários e que não há previsão da chegada de mais doses no município.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informou que o estoque na cidade está baixo e que a Secretaria de Saúde faz o monitoramento das doses existentes nas unidades de saúde, remanejando, quando necessário, para aquelas que venham a ficar sem doses.
O município recebeu 400 doses do estado que serão distribuídas, durante a semana, para as 31 unidades de saúde.
Cubatão
O Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão informou que não há falta de vacinas contra covid-19 na cidade e que os imunizantes seguem disponíveis nas 14 unidades de saúde do município.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.