2.º Fliparacatu promove Prêmio de Redação e Desenho em formato Fanfic


Proposta tem como inspiração a mostra “Muros Invisíveis: Professores Negros”, exposta na Praça da Matriz de Santo Antônio A mostra “Muros Invisíveis: Professores Negros”, apresentado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, a Plataforma Semente, Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente – Caoma – e a Associação Cultural Sempre um Papo, em parceria com a Prefeitura de Paracatu, será o tema do consagrado Prêmio de Redação e Desenho, considerado um dos momentos mais importantes do Fliparacatu, que mobiliza todas as escolas do município de Paracatu.
Premiação estreia categoria voltada para estudantes PCDs, ampliando o número de participantes e tornando o evento ainda mais acessível
Ranch Films
A proposta do Prêmio é estimular a criação literária e artística das crianças e dos jovens, no formato Fanfic, com o objetivo de revelar novos talentos. Os candidatos devem realizar a observação e a leitura das biografias dos profissionais da educação, expostas na mostra “Muros Invisíveis: Professores Negros”, e então deverão criar um texto em formato Fanfic, alinhado ao tema “Uma História de Professor”. Dessa forma, a redação ou o desenho dos estudantes deverá contemplar uma história inventada de um(a) professor(a) negro(a).
Com prêmios em dinheiro, além de troféus, as redações devem ser escritas em sala de aula. A própria escola faz a seleção interna e é a responsável por enviar os desenhos e redações para concorrer ao Prêmio. Além disso, os professores dos alunos premiados serão agraciados com livros escolhidos pela Coordenação.
Afonso Borges, Presidente do Fliparacatu, parabeniza estudante por seu resultado no Prêmio de Redação e Desenho do 1.º Fliparacatu, em 2023
Ranch Films
Podem participar do concurso alunos de 4 a 18 anos, de escolas públicas e privadas de Paracatu. Ao todo, são seis categorias (três para “desenho” e três para “redação”), sendo que cada uma conta com 1.º, 2.º e 3.º lugares.
A novidade desta edição é que o Prêmio de Redação e Desenho do 2º. Fliparacatu abre uma nova categoria, voltada para estudantes PCDs (Pessoas Com Deficiência) entre 9 e 18 anos de idade, não alfabetizados. Ou seja, estes alunos, que não dominam a linguagem escrita, podem participar com um desenho, seguindo a temática proposta pelo Festival. Os estudantes PCD entre 4 e 8 anos participam da Categoria 1 (Desenho) – de 4 a 5 anos (Educação Infantil) – e da Categoria 2 (Desenho) – de 6 a 8 anos (Fundamental I). A criação de uma categoria voltada a crianças e adolescentes PCDs visa a ampliação de possibilidades para garantir e estimular as potencialidades de toda a rede educacional paracatuense, com equidade.
O prazo para entrega inicia-se à 0h (zero hora) do dia 27 de maio de 2024 e termina no dia 19 de agosto de 2024, às 23h59. Mais informações, bem como o regulamento oficial, as folhas de redação e desenho e o termo de autorização de imagem, estão disponíveis no site do 2.º Fliparacatu.
O que são “fanfics”?
Fanfic é um gênero literário no qual os fãs de uma obra existente, como livros, filmes, séries ou quadrinhos, criam suas próprias histórias, baseadas nesse universo. Esses trabalhos são baseados em obras conhecidas, utilizando personagens e cenários de obras já estabelecidos. No caso do Prêmio de Redação e Desenho do 2.º Fliparacatu, a exposição “Muros Invisíveis: Professores Negros” serve como ponto de partida. Essa característica permite que os estudantes tenham liberdade criativa e possam explorar enredos alternativos, novas aventuras, ou até mesmo criar histórias. Indo além, personagens conhecidas podem ser colocadas em situações novas ou interagir com personagens originais criadas pelos estudantes.
Com premiação em dinheiro, estudantes de 4 a 18 anos podem participar do Prêmio de Redação e Desenho do 2.º Fliparacatu
Ranch Films
Por que uma Fanfic?
A escolha da fanfic como tema da redação do 2.º Fliparacatu é justificada pela natureza inerentemente criativa e flexível desse gênero literário, que se alinha perfeitamente com os objetivos de um festival literário.
A escrita de fanfics permite que os estudantes exerçam a liberdade literária, incentivando a experimentação e a inovação narrativa. Ao explorar universos e personagens familiares, os estudantes podem desenvolver suas habilidades de escrita de forma lúdica e envolvente, ao mesmo tempo em que praticam a construção de enredos, o desenvolvimento de personagens e a expressão criativa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.