Sertanejo e axé: mistura que ferve o verão de Guarapari

Sertanejo e axé: mistura que ferve o verão de Guarapari
Samira Magnano, Mariana Nicchio, Rowana Flores e Ana Paula Pequina (Monique Janutt)

Foi nos ritmos do sertanejo e do axé music que capixabas e turistas curtiram mais uma noite de shows nacionais em Guarapari. Lauana Prado, a voz marcante do sertanejo feminino, e Léo Santana, que mostrou todo o seu suingue ao som de hits como “Posturado e Calmo”, “Zona de Perigo” e “Perna Bamba”, além de relembrar a música “Rebolation”, dos seus tempos de Parangolé.

Sertanejo e axé: mistura que ferve o verão de Guarapari
Victor Mezadri e Gabriela Moussallem (Monique Janutt)
Sertanejo e axé: mistura que ferve o verão de Guarapari
Luene Caretta e Thamy Caretta (Monique Janutt)

 

Capixabas saem do vermelho

O número de capixabas com contas em atraso caiu: mais 198 mil capixabas, ou seja, 74,2 mil famílias, saíram do vermelho em 2024, ao se comparar dezembro de 2023 e dezembro do ano passado. A menor taxa de inadimplência pode representar um alívio para as famílias capixabas em janeiro deste ano, visto que os meses iniciais exigem uma maior capacidade de pagamento das famílias devido a matrículas e compra de materiais escolares, pagamento de seguros e de impostos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As análises dos dados são do Connect Fecomércio-ES.

 

Talento capixaba brilha na Europa

A Escola de Música Gabriel Camargo celebra a conquista da aluna Olívia Tebaldi, de apenas 13 anos, que fará sua primeira apresentação em solo europeu, no Schloss Britz, em Berlim. O concerto acontece hoje, dia 18 de janeiro, e destaca o talento e a excelência na formação de músicos da instituição.

 

Férias

Sertanejo e axé: mistura que ferve o verão de Guarapari
O cantor Glauco escolheu o Beto carreiro World para curtir com a filha Luna e a esposa Roberta Mantovani (Arquivo pessoal)

 

Documentário

O documentário “Sub.Ver.Ter”, lançado pelo ponto de cultura Belas Artes em São Mateus (ES), resgata a memória e a identidade cultural local. Dividido em dois capítulos, aborda a preservação do patrimônio histórico e celebra o artesanato tradicional por meio da história de Dona Antônia Paneleira. Disponível no YouTube, o projeto fomenta o engajamento comunitário e a valorização cultural.

 

Delírio Tropical

No próximo dia 25 de janeiro, Juana Zancheta sobe ao palco do Festival Delírio Tropical com o Bloco SambaJu, prometendo uma noite incrível, cheia de alto astral e no verdadeiro clima de Carnaval. O Bloco SambaJu é conhecido por sua energia contagiante e repertório que mistura clássicos do samba, mpb e ritmos de carnaval. Vai ser uma apresentação única, com muita vibração e alegria!

 

Evento

Sertanejo e axé: mistura que ferve o verão de Guarapari
Aline Bianca e Rafael Aquino em celebração de aniversário na casa do casal, em Manguinhos (Arquivo pessoal)

 

Eu, relacionamento e trabalho 

Com foco nos pilares eu, relacionamento e trabalho, o evento “As Três Bases” acontece no dia 8 de fevereiro, no Centro de Convenções de Vitória, e promete 12 horas de inspiração e aprendizado. Grandes nomes como Tay Dantas, Fábio Coelho, Marcus Marques, Heloisa Capelas e Carlos Busch compartilharão seus conhecimentos em palestras e painéis, além da participação de Let e Ponto e apresentação de Marcelo Marrom.

 

Mochila Solidária

Com o objetivo de começar 2025 ajudando crianças e adolescentes na volta às aulas, O SECRI – Serviço de Engajamento Comunitário, está promovendo a campanha “Mochila Solidária”, que começa neste domingo, dia 19 de janeiro, e segue até quarta-feira, dia 22, no Shopping Vitória. Maria Angela Cabral estará com uma equipe no local recebendo doações de mochilas e tênis (novos ou usados em bom estado de conservação) para serem doados às crianças e adolescentes atendidos pela ONG.

 

Clima de Natal em janeiro

Sertanejo e axé: mistura que ferve o verão de Guarapari
A CDL Vitória realizou o esperado sorteio da campanha Natal Mágico CDL 2024, na semana passada. O grande ganhador, cliente da Di Pietra Joias e Di Pietra, levou para casa um Renault Kwid E-Tech 100% elétrico. O sorteio aconteceu no tradicional e revitalizado Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória. Na foto, Fabiana e Franciele Petri, Patrícia Pimenta e Wesley Gomes (Divulgação)

 

Receita

Além de aumentar o risco de câncer de boca, a falta de higiene bucal pode elevar o risco de outras doenças bucais, como a periodontite, que pode levar à perda dentária. “Parece uma receita manjada, mas escovar os dentes ao acordar e após as refeições, utilizar corretamente o fio dental e ir ao dentista a cada seis meses é uma receita que previne muitas das complicações bucais”, orienta a dentista Beatriz Coutens.

 

Parabéns

A coluna deseja felicidades aos queridos Ricardo Hipólito, Lau Gonçalves, Rodrigo Aragão e Edsan Mara Tolentino que hoje, dia 18 de janeiro, completam mais um ano de vida.

 

Você sabia?

Quase 90% dos brasileiros tomam remédios sem prescrição médica, revela pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), divulgada em 2024. Dores de cabeça, febre e dores musculares são os principais motivos para o uso de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios sem orientação médica. Essa prática pode mascarar sintomas, dificultando diagnósticos e agravando doenças. “O uso prolongado e não supervisionado de remédios aparentemente inofensivos pode levar ao desenvolvimento de dor crônica, já que o medicamento mascara a dor e, assim, o organismo pode criar resistência, exigindo doses maiores”, explica o especialista em dor crônica André Félix. 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.