Projeto Vivendo a Leitura: Professora utiliza literatura de cordel para alfabetizar alunos de escola pública do Agreste


Cultura popular vira instrumento de transformação e derrua obstáculos e dificuldades de ensino. Literatura de cordel é utilizada como instrumento para alfabetizar crianças no Agreste de PE
Divulgação
No distrito de Riacho Fechado, em Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco, uma professora da escola municipal criou o Projeto Viajando na Leitura, iniciativa que utiliza a literatura de cordel para alfabetizar os alunos nos primeiros anos de ensino.
O projeto acontece na Escola Municipal Amaro Vieira do Nascimento, que tem 80 alunos. A professora Janaína Cordeiro, disse que a iniciativa começou porque foi observado que além das dificuldades da região, os alunos tiveram prejuízos no ensino por conta da pandemia.
Alunos da comunidade enfrentam dificuldades para se alfabetizar
“Houve uma grande dificuldade em alfabetização com os alunos que chegaram na educação infantil. Os alunos faltavam muito a escola, eram desanimados para vir as aulas e teve que se chamar a atenção primeiramente para esses alunos para importância de ser alfabetizado” contou Janaína.
O resultado é observado por toda parte do corpo docente da unidade educacional. Débora Maria, gestora da escola, reconhece que muitos alunos conseguiram desenvolver as habilidades de leitura.
Gestora da escola comenta sobre projeto
“Eu fiquei muito feliz com o resultado, peguei uma turma que veio muito fraco por conta da pandemia. Os alunos mal sabiam as letrinha, e quando chegou no segundo ano, eles já estavam lendo fluentemente e escrevendo seus próprios poemas!” relatou a professora.
E quem pensa que o Projeto Vivendo a Leitura fica apenas nos primeiros anos do ensino fundamental se engana. Em entrevista à TV Asa Branca, a coordenadora pedagógica disse que o se estende até o 9° ano de ensino, garantindo que todos os estudantes tenham acesso.
Para as mães dos alunos, o sentimento é de orgulho e gratidão (veja vídeo abaixo).
Mães se orgulham do desenvolvimento dos alunos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.