Morre Dona Orlanda, mestra de cultura popular e capitã de terno de congo em Poços de Caldas, MG


Orlanda da Conceição Silva, de 96 anos, dedicou sua vida à congada e à Festa de São Benedito. O sepultamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (12), no Cemitério da Saudade. Morreu neste domingo (11), aos 96 anos, Dona Orlanda, mestra de Cultura Popular e capitã do Terno de Congo Santa Bárbara de Poços de Caldas (MG).
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O corpo foi velado na tarde de domingo no Velório Municipal. O sepultamento aconteceu às 9h desta segunda-feira (12), no Cemitério da Saudade. A causa da morte não foi informada.
Dona Orlanda, mestra de Cultura Popular e capitã do Terno de Congo Santa Bárbara de Poços de Caldas
Thaty Naila
Orlanda da Conceição Silva – conhecida como Dona Orlanda – era mãe de santo frente ao terreiro de umbanda Santa Bárbara Oiá e Ogum Guerreiro, além de capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Jerônimo.
Dona Orlanda dedicou sua vida à congada e à Festa de São Benedito, evento celebrado em Poços de Caldas desde pelo menos 1904.
Em 2013, foi premiada pelo Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Culturas Populares, na edição 100 anos de Mazzaropi, na categoria Mestres. À época, ela contou que entrou para a congada aos 8 anos.
Em outubro de 2021, no Dia de São Benedito, Dona Orlanda recebeu um certificado pela participação no documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação dos Ternos de Congos e Caiapós.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.