PF cumpre mandados em Teresina em operação contra grupo de contrabando de eletrônicos


Investigação descobriu responsáveis por possibilitar a saída de produtos do exterior, encarregados de receber e distribuir no Brasil, além de servidores da Receita Federal que não fiscalizavam os produtos. PF cumpre mandados em Teresina durante operação contra grupo de contrabando de produtos eletrônicos
Divulgação/PF
A Polícia Federal (PF) cumpriu oito mandados de busca e apreensão, nesta quarta-feira (4), em Teresina, como parte da Operação Handbrake, que visa desarticular uma organização criminosa que realiza crimes de contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de alto valor para estados do Nordeste.
Ao todo, foram 15 mandados de busca e apreensão. Além do Piauí, as ordens também foram cumpridas na Bahia e no Pará. Foi deferido ainda o sequestro de bens e bloqueio de valores de investigados no montante de até R$ 20 milhões.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a PF, a investigação demonstrou o nível de organização e estrutura do grupo, identificando que há membros responsáveis por possibilitar a saída de produtos no exterior, outros encarregados do recebimento e distribuição dos eletrônicos no Brasil.
Foram identificados ainda servidores da Receita Federal responsáveis pela não fiscalização dos produtos. Quatro servidores do órgão foram afastados dos respectivos cargos. Alguns deles já responderam administrativamente por suposto envolvimento com alvos desta investigação.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
As investigações se iniciaram em janeiro deste ano, e, nesse período, foram realizados três flagrantes de integrantes da organização responsáveis pelo transporte de aparelhos eletrônicos irregulares, sendo formalizados procedimentos em Juazeiro (BA), Belém (PA) e Guarulhos (SP).
Estima-se que o grupo criminoso tenha movimentado, entre abril de 2023 e agosto de 2024, a quantia de R$ 70 milhões.
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, descaminho, contrabando, facilitação de contrabando e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 39 anos de reclusão.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.