Governo do Congo afirma que 129 pessoas morreram em tentativa de fuga de prisão

Outras 59 pessoas ficaram feridas, informou o governo do país. Prédio administrativo e hospital foram incendiados. Ao menos 129 pessoas morreram durante uma tentativa de fuga da prisão central de Makala, que fica em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. A informação foi confirmada pelo governo do país nesta terça-feira (3), segundo a agência Reuters.
A tentativa de fuga aconteceu na noite de domingo (1º), por volta das 2h. Conforme o governo, nesta terça a situação já havia sido controlada. Além das mortes, outras 59 pessoas ficaram feridas.
Em uma declaração postada no X no início desta terça-feira, o ministro do Interior, Shabani Lukoo, disse que também houve um incêndio no prédio administrativo da prisão, nos depósitos de alimentos e em um hospital.
“A tentativa de fuga em massa na prisão central de Makala resultou em perda de vidas e danos materiais significativos”, afirmou ele em uma declaração em vídeo.
Antes da declaração do ministro, um funcionário da prisão havia dito que nenhum prisioneiro conseguiu escapar e que aqueles que tentaram foram mortos. O governo também informou que está investigando o incidente. Prisioneiros disseram à Reuters que ouviram intensos tiroteios.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.