Zelensky diz que forças russas incendiaram instalações da usina nuclear de Zaporizhzhia


Em uma publicação no X, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que, apesar do ataque, ‘os níveis de radiação estão dentro da normalidade’. Zelensky diz que forças russas incendiaram instalações da usina nuclear de Zaporizhzhia
Reprodução/X
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse neste domingo (11) que a Rússia incendiou as instalações da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, segundo informações da agência Reuters.
Em um comunicado na rede social X, Zelensky disse que os indicadores de radiação estavam normais.
“No entanto, enquanto os terroristas russos mantiverem o controle sobre a usina nuclear, a situação não é e não pode ser normal”, disse o presidente ucraniano. “A Rússia tem usado a usina nuclear de Zaporizhzhia apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo”, completou.
Uma autoridade local na cidade ucraniana de Nikopol, que vigia a usina, disse que havia informações não oficiais de que as forças russas haviam incendiado um grande número de pneus nas torres de resfriamento. Ele pediu aos moradores que mantenham a calma.
Já Evgeny Balitsky, um funcionário instalado pela Rússia na região ocupada de Zaporizhzhia, acusou a Ucrânia de iniciar o incêndio bombardeando a cidade vizinha de Enerhodar.
Publicação do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no X sobre o ataque.
Reprodução/X
Ataque com míssil da Coreia do Norte
Mais cedo, Zelensky, acusou a Rússia de ter usado um míssil fornecido pela Coreia do Norte em um ataque a Kiev também neste domingo.
O ataque, uma retaliação da Rússia à invasão de soldados ucranianos a uma região russa na semana passada, matou um morador da capital ucraniana e seu filho de 4 anos, segundo Zelensky.
“De acordo com informações preliminares, os russos usaram um míssil norte-coreano neste ataque — mais um ataque terrorista deliberado contra a Ucrânia”, ele escreveu nas redes sociais.
Segundo o presidente ucraniano, a Rússia disparou quatro mísseis KN-23 de fabricação norte-coreana. Ele disse que especialistas das Forças Armadas de seu país estavam analisando o fragmentos de mísseis neste domingo.
A Ucrânia já havia acusado Pyongyang de estar fornecendo armas de guerra para o arsenal russo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.