Ao g1, Ludmila promete construção de lavanderias públicas e defende educação sexual nas escolas do Recife


Candidata do UP participou da série de entrevistas do g1 com os candidatos à prefeitura do Recife Clarissa Góes entrevista Ludmila (UP); veja íntegra
A candidata da UP à prefeitura do Recife, Ludmila, prometeu, se eleita, construir lavanderias públicas na cidade, além de um programa de alfabetização nos bairros e educação sexual nas escolas. Ela também defendeu a criação de um centro de qualificação para as mulheres (veja acima entrevista na íntegra).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
Ludmila participou da série de entrevistas do g1 com os candidatos a prefeito do Recife. A candidata é presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe) e coordenadora do Movimento Luta de Classes (MLC). Foi candidata a deputada federal pelo UP em 2022, mas não foi eleita.
“É possível de acontecer você colocar as lavanderias coletivas nas comunidades. Você retira parte desse peso doméstico de cima das mulheres, dá mais Liberdade para que elas tenham mais tempo para se dedicar ao trabalho, se dedicar aos filhos, ao lazer, que é uma coisa que a gente fala pouco, né? Parece que as pessoas só têm que estudar, trabalhar”, disse.
Na área da saúde, a candidata defende a reestatização de toda rede de saúde municipal, rompendo com o atual modelo das organizações sociais. Ela acredita que o custo seria mais barato sem a contratação de intermediários.
Ludmila também propõe a construção de centros de qualificação para as mulheres e de centros de referência para mulheres vítimas de violência: “Só no (Centro de Referência) Clarice Lispector, a gente tem uma fila de 300 mulheres esperando atendimento psicológico. Então, ter dois centros de referência para toda a população de Recife é inviável, e a nossa proposta é construir, pelo menos, um centro de referência em cada RPA (Região Político-Administrativa)”, disse.
A candidata disse, também, que é contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, que desde o ano 2000 controla os gastos da União, estados e municípios. Ludmila defende a revisão da lei, que é federal. Ela afirma que, se eleita, vai abrir concurso público para a substituição de todos os cargos comissionados da prefeitura.
Na área da educação, Ludmila pretende lançar um projeto de alfabetização nos bairros, que contaria com estudantes universitários. Ela também defende a educação sexual nas escolas:
” As pessoas acham que a educação sexual é ensinar o ato sexual, e não é. Você educar sexualmente uma criança, por exemplo, de 3 anos, vai garantir que ela entenda que o corpo é dela e que não é permitido que outras pessoas toquem no corpo dela sem a permissão. […] Então, é preciso ter a educação sexual nesse sentido, inclusive de proteção das nossas crianças”, disse.
Ludmila Outtes, candidata do UP à prefeitura do Recife, é entrevistada por Clarissa Góes
Luiza Mendonça/g1
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.