Debate para prefeito de Hortolândia tem foco na saúde e perguntas sobre mobilidade urbana e habitação


Debate contou com transmissão em pool no g1, CBN e acidade on nesta quinta-feira (29). Reveja confronto de ideias. Candidatos à prefeitura de Hortolândia em debate na EPTV Campinas
Lana Torres/g1
O debate promovido pelo g1 em parceria com a CBN Campinas e o portal acidade on entre candidatos à Prefeitura de Hortolândia (SP), nesta quinta-feira (29), foi marcado por foco em questões relacionadas a saúde, e perguntas sobre mobilidade urbana, habitação, impostos municipais e segurança pública.
Aline Nunes (DC), Dr. George (PL), Prof. Eliane Garcia (Federação Psol/Rede) e Meira (União) participaram do debate. Zezé Gomes (Republicanos) também foi convidado, informou minutos antes do debater iniciar que não compareceria.
Acompanhe a cobertura completa das eleições no g1 Campinas e região
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O g1 convidou para o debate os cinco candidatos oficializados na Justiça Eleitoral após as convenções partidárias em Hortolândia.
As regras do debate foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos. Ele foi dividido em 5 blocos:
Bloco livre: candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;
Bloco com jornalistas: jornalistas do Grupo EP formulam perguntas e os candidatos respondem e comentam;
Bloco tema único: candidato pergunta para candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1;
Bloco livre: candidato pergunta para candidato sem tema pré-definido;
Bloco tema único e considerações finais: candidato pergunta para candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1. Ao final, terão um tempo para considerações finais.
Veja todos os vídeos:
Saúde
A saúde ganhou ênfase no debate entre os candidatos presentes desde o primeiro bloco. Entre as questões levantadas estão o númer de profissionais em especialidades médicas, os contratos terceirizados e a construção de um novo hospital na cidade.
No 3º bloco, em que todos os candidatos puderam formular e responder questões sobre o tema, o mais voltado em enquete no g1, os embates envolveram a construção de um novo hospital na cidade, a descentralização dos atendimentos , fortalecimentos das unidades de saúde básica e propostas para zerar as filas por procedimentos em Hortolândia.
Mobilidade urbana
As questões sobre mobilidade urbana envolveram propostas para revisão de contrato de prestação de serviço, subsídio do serviço e a construção ou de um terminal metropolitano ou uma rodoviária na cidade.
Os candidatos também comentaram sobre o gargalo de trânsito na Rodovia SP-101, ligação com Campinas, e sobre a necessidade de expansão de linhas e maior integração entre os bairros da cidade.
Habitação, impostos municipais
Entre os temas discutidos pelos candidatos estava a habitação, com ações para a população de baixa renda, e também a questão do IPTU, em que houve proposta para isenção da taxa para moradores com residências até 100m².
Considerações finais
Aline Nunes (DC) – “Eu sou a Aline Nunes, tenho a capacidade de gestão de mais de 15 anos de experiência profissional, gestão, administração e hoje como psicanalista, gestão também de pessoas. Sei o quanto é importante como mãe, sofri na saúde pública o ano passado ao ter a minha bebê, eu estou aqui por um milagre de Deus, inclusive eu estou nessa missão de estar nessa jornada como candidata porque Deus me chamou para isso e eu estou aqui para ser a renovação que a Hortolândia precisa. Gente nova, gente disposta a trabalhar realmente pelo povo e pela população, não só de boca para fora porque hoje eu sou povo de Hortolândia e uso sim do serviço público e entendo a dor que você, população, sente. Então eu sou a Aline Nunes, é pra frente que se anda, 27 e nós estaremos na próxima gestão em janeiro de 2025, mudando e transformando a gestão e a cidade de Hortolândia”
Dr. George (PL) – “Eu amo Hortolândia Eu sou médico lá há 30 anos, de pessoa simples, ouvindo todos os dias as suas lamentações, seus problemas. Tenho uma esposa, três filhas, eu gostaria de cuidar da sua família como eu tomo conta da minha família também. Eu tenho certeza absoluta, Deus em primeiro lugar, acima de tudo, nosso amor à pátria, à vida, às liberdades. Que nós temos a condição de fazer a revolução que Hortolândia precisa. Chega, 20 anos de governos mais à esquerda já deu, de governo de esquerda. Agora é hora de mudança, e a mudança é no Dr. Jorge 22. Que vai fazer o hospital novo, 180 leitos, o poupatempo da saúde, vai fazer o Mário Covas o hospital da criança, vai fazer uma revolução na saúde, na segurança, no transporte coletivo, na questão do lazer, do esporte em tudo. Oportunidade, Dr. Gerge, 22.”
Prof. Eliane Garcia (Federação Psol/Rede) – “Queria agradecer o espaço neste momento tão importante para a democracia da nossa cidade, de Hortolândia. Sou professora há mais de 25 anos, e eu queria chamar você, eleitor da cidade, você está satisfeito com a atual gestão. Você, servidor público, está satisfeito de como vem sido tratado nesses últimos 25 anos na nossa cidade? Você, mãe, qual é a sua percepção do tratamento que seus filhos tem, na escola, na creche? Você, trabalhador, como é o transporte? Temos que refletir e dizer o seguinte: Hortolândia tem que mudar. Mas não mudar com os mesmos. Não mudar com quem já foi prefeito, com quem já foi presidente da Câmara, com quem já foi secretário de saúde. Tem que mudar de verdade. E a mudança se faz pela esquerda. E a única opção de esquerda hoje é a professora Eliane Garcia, 50, para 1º de outubro o PSOL governar a cidade de Hortolândia.”
Meira (União) – “Eu quero agradecer o meu candidato a vice-prefeito, Agnaldo Perugini. Ele representa o legado Perugini na cidade de Hortolândia e acredita no meu projeto, no nosso projeto e por esse motivo estamos juntos e eu quero agradecer a família Perugini por estar me apoiando. Quero dizer também que no meu Instagram, Antônio Meira, acaba de ser postado uma denúncia de uma grande mídia que envolve a cidade de Hortolândia. Então, caso você queira conhecer a denúncia, que é grave, entre no meu Instagram. Eu quero também dizer que é possível a transformação do Paço municipal sem quebrar nada. É possível a gente resgatar o bom atendimento de saúde para que a população não fique mais na fila de espera para uma cirurgia, para um exame, para uma consulta. Vamos transformar o Paço Municipal em um grande hospital.’
Em nota enviada ao g1, a equipe do candidato Zezé Gomes (Republicanos) informou, minutos antes, que ele não participaria do debate.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.