Nego Freeza conecta espiritualidade à tecnologia em ‘Icyerekezo’, álbum solo com oito faixas produzidas por Pupillo


‘Máquinas fantasmas’, ‘Nosso Ilê’, ‘Minha quebrada’, ‘Brilho forte’ e ‘Sinfonia do caos’ são músicas do repertório autoral do disco previsto para setembro. “Tocamos pra descer, pra subir, pra dançar / Tocamos pra agradecer e saudar o orixá / O passado e o futuro se encontram na batida / Tambores digitais, rituais ancestrais, como a paz de Oxalá pra vida”
♪ Os versos acima são de A gente pulsa, música que abre alas hoje, 23 de agosto, para a chegada em setembro do primeiro álbum solo de Nego Freeza, Icyerekezo. Eles também dão a senha para o entendimento do conceito do disco.
Formatado com produção musical e arranjos de Pupillo Oliveira, o álbum Icyerekezo totaliza oito faixas que propõem diálogo entre o passado e o presente futurista.
Intro – Rebajada, Máquinas fantasmas, Nosso Ilê, Minha quebrada, Brilho forte, Sinfonia do caos, A gente pulsa e Espelho verso universo são as oito músicas do disco em que Freeza promove conexão entre a tecnologia e a espiritualidade.
Nego Freeza é o nome artístico de Ivan Nigro Santos, cantor e compositor baiano, nascido na interiorana cidade de Ipiaú (BA) e residente há sete anos no Recife (PE), terra natal do produtor Pupillo.
Freeza foi revelado na banda baiana OQuadro – grupo formado em Ilhéus (BA) em 1996 e pioneiro na localidade por fazer som calcado no universo do hip hop – e saiu em carreira solo em 2023, após 27 anos na formação de OQuadro.
No ano passado, o artista debutou na carreira solo com a edição de dois singles, Mutimba (2023) e Simbora nesse rolê (2023), ambos feitos com K’Bobo, produtor musical do Recife (PE) residente na Alemanha.
A conexão com Pupillo começou no primeiro semestre deste ano de 2024, quando começou a nascer Icyerekezo, álbum solo batizado com o nome do satélite lançado em Ruanda, na África, para conectar escolas rurais à internet. Em Quiniaruanda, língua falada em Ruanda, Icyerekezo significa visão.
Ao idealizar o repertório autoral do álbum, Freeza partiu do rap para dialogar com gêneros como rock, reggae e soul com mix de ancestralidade e engenharia digital.
O álbum Icyerekezo será lançado por Nego Freeza via Cachoeira Music.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.