Motos elétricas venderam menos em 2024 do que em 2023

Todo mês a Fenabrave divulga o balanço com o número de emplacamentos do período e como é de imaginar no fim do ano um resultado final expõe como foram os negócios no mercado de zero quilômetro. No fim de 2024 os automóveis, motos, comerciais leves, e até os carros elétricos aumentaram sua comercialização, mas o caminho foi contrário para as motos elétricas e híbridas.

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Conforme apontou a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores -, 7.820 motos elétricas foram emplacadas ao longo de todo o ano de 2024, 564 a menos que 2023 que comercializou 8.384 unidades da categoria.

Esta queda no número de emplacamentos de motos elétricas representou uma diminuição de 6,73% na categoria, entre os períodos.

Na categoria convencional de motocicletas, as de motor a combustão, o resultado foi bem diferente e a classe cresceu em 18,61%. Em 2023 foram emplacadas 1.581.521 de motos e em 2024 a quantidade de 1.875.903.

Analisando paralelamente os veículos de quatro rodas, esse comportamento não aconteceu, o que destaca ainda mais a queda na comercialização das motos elétricas. Entre as categorias de carros a combustão e elétrico, ambos subiram em suas comercializações.

Os carros a combustão cresceram em 13,21% e o de eletrificados em 88,22%, comparando o mesmo período dos anos de 2023 e 2024.

Segundo a fabricante de motos Shineray, marca que também comercializa modelos elétricos e é a 4ª maior do segmento, muita coisa é decorrente da má fama que chegou nos últimos anos.

O volume baixo de emplacamento do modelo ocorre devido a oscilação do mercado em relação aos produtos elétricos. Isso aconteceu porque, infelizmente, algumas marcas colocaram em xeque a credibilidade desse modelo e geraram um certo receio por parte do público na hora da compra, ocasionando essa queda entre 2023 e 2024.”, afirmou a Shineray quando questionada pelo AutoPapo.

A Voltz é uma destas marcas que comprometeram o nome das motos elétricas. Como registramos em meados de 2024, a fabricante entrou em processo de falência no ano, após um crescimento muito repentino e não conseguir entregar a demanda solicitada. Vários consumidores que compraram seus produtos e não receberam ainda estão em processo comtra a montadora.

Porém, mesmo com esta queda, a chinesa Shineray mostra confiança para si e até mesmo para todo o mercado, nos próximos anos.

Entretanto, mesmo diante deste cenário, a Shineray do Brasil vem se comprometendo com seus clientes em todo o Brasil a entregar sempre os produtos da melhor maneira possível. Por exemplo, nosso modelo SHE-S foi premiado por dois anos consecutivos como moto do ano na premiação “Moto de Ouro”, na categoria Elétrica, da Revista Motociclismo.”, finalizou a Shineray.

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