Trilha que liga Paranapiacaba a Santos é reaberta; veja como acessar

Ótima notícia para quem gosta de fazer trilhas. Fechada desde 2004, a Trilha da Pedra Lisa, que liga Paranapiacaba a Santos, foi reaberta nesta na última segunda-feira, 20, após extensas obras de recuperação.

Parte do patrimônio ambiental, histórico e cultural do Parque Estadual da Serra do Mar, a trilha foi revitalizada para ter o traçado original, degradado por fatores geológicos e pelo uso irregular. 

A vila de Paranapiacaba possuí até uma réplica do Big Ben, famoso cartão-postal londrino

Também foram recuperadas as trilhas da Cachoeira Escondida e do Mirante. Juntas, as três compreendem seis quilômetros lineares no Núcleo Itutinga Pilões do Parque Estadual da Serra do Mar.

O projeto de recuperação teve investimento de R$ 1,86 milhão, provenientes do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID). O plano, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), também incluiu a implementação de guias de uso e manuais de conservação, para assegurar a preservação e o monitoramento contínuo do espaço –além de viabiliza-lo como destino de ecoturismo.

Como acessar a Trilha da Pedra Lisa, em Paranapiacaba

O acesso à Trilha da Pedra Lisa ocorre exclusivamente pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, terminando na área continental de Santos, na Vila Quilombo. O caminho possui 3.200 metros de extensão e apresenta um grau de dificuldade elevado.

🚀 Transforme seu WhatsApp em uma fonte de informação e cultura! Participe do canal da Catraca Livre! 🎉
O acesso à Trilha da Pedra Lisa é feito pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

As visitações poderão ser feitas apenas com acompanhamento de monitor ambiental credenciado Prefeitura de Santo André, em dia e horário previamente agendados, de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h. O telefone para contato é (11) 4439-0321 e o e-mail é [email protected].

A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, é um pequeno vilarejo rodeado pela Mata Atlântica que preserva grande acervo histórico cultural, arquitetônico, industrial, tecnológico e ambiental, e seu patrimônio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), desde 1987, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 2002

Além disso, a vila está na lista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para ser reconhecida como patrimônio da humanidade, o que faz de Paranapiacaba um importante destino turístico, principalmente nas atividades de ecoturismo e histórico cultural.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.