Secretaria de Agricultura de SP é incluída em iniciativa de educação climática da UNESCO

Foto: Adobe Stock

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo (SAA) foi oficialmente incluída na Greening Education Partnership (GEP), uma iniciativa global da UNESCO para enfrentar a crise climática por meio da educação. O anúncio foi feito na última semana e comunicado na segunda-feira, 20.

A entrada na parceria foi viabilizada pelas ações do Painel de Estudos Aplicados (PEA), que coordena os arranjos produtivos locais, em colaboração com a Universidade de São Paulo e outras instituições acadêmicas. Workshops com produtores e atividades das Câmaras Setoriais e Temáticas também foram destacados no processo de inclusão.

“Através da Greening Education Partnership – UNESCO, conseguimos acessar experiências exitosas em outros locais do planeta, trocar experiências práticas, e também dar visibilidade a nossos projetos e trabalhos da mesma maneira”, afirmou em nota o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado, Guilherme Piai. 

A adesão reflete os esforços da Secretaria em capacitação técnica e disseminação de boas práticas. “É importante estar habilitado e reconhecido para poder transmitir para as novas gerações um conhecimento aplicado e desmistificar a ideia do setor agropecuário como vilão, mostrando para a sociedade que produção e preservação andam juntos”, destacou Alberto Amorim, coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete.

Como parte da parceria, será realizado um seminário online no dia 27 de janeiro, das 16h às 18h, conduzido pelos coordenadores do comitê brasileiro da GEP. O evento vai detalhar o currículo associado ao selo GEP-UNESCO e estabelecerá metas para o próximo biênio.

A Greening Education Partnership promove uma educação climática integrada, capacitando alunos de todas as idades a enfrentar desafios ambientais e a impulsionar a sustentabilidade. A iniciativa tem como meta que todos os 95 países participantes implementem um sistema de certificação de escolas verdes, com ao menos 50% de suas instituições – escolas, faculdades e universidades – operando de forma sustentável.

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