Calibrar com nitrogênio tem vantagens, mas vale a pena?

Vale a pena calibrar os pneus com nitrogênio, pelo qual se paga ao invés do ar comprimido, que ainda é de graça na maioria dos postos?

VEJA TAMBÉM:

  • Estes carros são dependentes das ajudas eletrônicas
  • Omoda e Jaeacoo irão estrear no Brasil ainda no primeiro trimestre
  • Com nova lei, motor Fiat Fire ‘encerra carreira’ de 25 anos no Brasil

O nitrogênio tem vantagem sobre o ar comprimido do posto. Primeiro porque sua molécula é maior que a do ar comprimido, então é mais difícil dele escapar pelas microporosidades da borracha do pneu. A pressão se sustenta por muito mais tempo.

Em segundo lugar, seu volume é estável quando varia a temperatura e, por isso, o pneu não ganha pressão quando está rolando pelo asfalto. E o nitrogênio não tem aquela umidade do ar que pode oxidar as partes internas do pneu.

Em resumo, calibrar pneu com nitrogênio é excelente ideia para automóveis de Fórmula 1 ou outros de competição, mas para o carro do dia a dia é uma despesa que não se justifica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.