Capixabão 2025: quanto custa arbitragem e tecnologia?

O valor de uma boa arbitragem é incalculável. Mas investir na preparação de árbitros e auxiliares, e na tecnologia do VAR, é algo necessário na pré-temporada, e dá para mensurar o investimento. Nessa entrevista exclusiva a ES Hoje, o presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes, revela o custo.
O Campeonato Estadual de Futebol do Espírito Santo – Capixabão 2025 – começa neste sábado (18) com a primeira partida às 15 horas entre o Nova Venécia e o campeão de 2024, Rio Branco.

“A nossa expectativa é enorme para o início do campeonato 2025. Haja vista que a gente está realmente vivendo um momento maravilhoso para arbitragem capixaba, desejando que tudo ocorra super bem. Temos treinado bastante para isso, que a gente possa avançar ainda mais nas carreiras dos árbitros, para que eles entreguem um grande produto para o futebol capixaba”, afirma.

Ele acrescenta como é dado o apoio aos juízes: “A gente trabalha arduamente para que os árbitros tenham o suporte necessário para o desenvolvimento das suas carreiras, fazendo com que, dessa maneira, a arbitragem cresça de uma forma homogênea. Para esse ano, a gente está vivendo essa expectativa grande do VAR, um momento realmente histórico para o nosso estado. Será um grande desafio. Haja vista que é o primeiro contato dos nossos árbitros com a tecnologia, mas a gente confia muito na capacidade de cada um”.
Segundo Marcos André Gomes, os profissionais passaram por um treinamento intenso no mês de dezembro. “Foram dias muito importantes, muita dedicação, e os árbitros se saíram muito bem. A Federação investiu muito na arbitragem nesses últimos tempos e agora para essa temporada de 2025, a gente ultrapassa valores acima de meio milhão de reais de investimento, de tecnologia, treinamento e custo mesmo com o pessoal”, revela.
“Nunca na história da arbitragem capixaba houve tanto aporte financeiro nesse sentido, o que faz melhorar exponencialmente o nível”.
Os jogos com VAR Light (sem linhas) na rodada de abertura são Desportiva x Vitória, Porto Vitória x Real Noroeste.
Texto de Jorge Buery
Adicionar aos favoritos o Link permanente.