Primeira safra de maçã no sul de Minas rende 30 toneladas

maçã minas gerais

Região tradicionalmente conhecida pela produção de café, o sul de Minas Gerais tem se destacado também pelo cultivo de maçã. Um projeto da Emater-MG para diversificar a produção agrícola foi capaz de produzir 30 toneladas da fruta na primeira safra. A iniciativa abrange os municípios de Alfenas, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Guaranésia e Areado. 

O projeto consiste na compra conjunta de mudas pelo produtores, que contam com a assistência técnica da Emater para a escolha da área de plantio até o manejo das macieiras. Ao todo, foram plantados 1,5 mil pés de maçã em uma área de aproximadamente dois hectares. Em Alfenas e Guaxupé, as duas propriedades participantes do projeto também servem de Unidades Demonstrativas e recebem visitas de outros produtores da região interessados em conhecer a cultura e suas técnicas de manejo.

O objetivo da iniciativa é abastecer o mercado regional de frutas frescas. A produção inicial também aponta potencial para atender programas institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que cria oportunidade de venda de produtos da agricultura familiar para as escolas públicas.

As variedades de maçã foram desenvolvidas pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e escolhidas por sua adaptabilidade ao clima local, com inverno menos rigoroso que o de regiões tradicionalmente produtoras de maçã no sul do Brasil.

Multiculturas e parcerias

Segundo a Emater-MG, alguns produtores que participaram do projeto aproveitaram a estrutura e o conhecimento adquirido para investir em outras frutas de clima temperado. Um produtor de Guaranésia diversificou a propriedade com maçã, pêssego e uva, em uma propriedade de 0,5 hectare. Na primeira colheita, a plantação de maçã rendeu 170 quilos.

Outro destaque foi a parceria com a prefeitura de Areado que forneceu mudas e insumos para 20 produtores em 2023. Com o sucesso inicial, a expectativa é ampliar a área plantada em 2025 e beneficiar outros 20 agricultores da cidade. “Lá não ficamos focados somente na maçã. Também está sendo incentivado o plantio de goiaba, maracujá, citros, banana e outras frutas”, disse em nota o coordenador técnico da Emater-MG e responsável pelo projeto, Kleso Franco.

Segundo o coordenador, os resultados mostram que a maçã também pode ser uma alternativa para aumentar a rentabilidade dos pequenos produtores do sul de Minas. “Além da venda da fruta in natura, já fomos procurados por produtores interessados em fazer o processamento das frutas na propriedade”, comenta.

O post Primeira safra de maçã no sul de Minas rende 30 toneladas apareceu primeiro em Agro Estadão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.