A cidade do Serro, na região central de Minas Gerais, registrou a 26ª vítima de enxurradas e desabamentos no período chuvoso no Estado, iniciado em 27 de setembro, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Mais de 50 cidades estão em situação de emergência e quatro em calamidade pública no Estado.
Conforme a Polícia Militar, a última morte confirmada é de Luisa Marilac da Silva, 83 anos, cujo corpo foi encontrado preso a uma cerca, às margens de um córrego, na tarde de segunda-feira 13. O cadáver apresentava sinais de afogamento, e há indícios de que a mulher foi arrastada pela correnteza ao tentar atravessar o rio.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O governador Romeu Zema anunciou ações emergenciais em Belo Horizonte, nesta quarta-feira. Entre as medidas estão a criação de duas linhas de crédito pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para micro e pequenos empresários, com taxas subsidiadas, e uma linha de financiamento para a realocação de famílias em áreas de risco.
Vigas, bueiros e mata-burros serão fornecidos às cidades que atenderem aos critérios emergenciais estabelecidos pela Defesa Civil. O adiantamento do Piso Mineiro de Assistência Social também está previsto para os municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade, com recursos calculados conforme o número de famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Minas Gerais tem mais de 3 mil desalojados
Desde o começo do período chuvoso, em 27 de setembro, Minas Gerais tem 354 desabrigados, 3,2 mil desalojados e 26 mortes. Ipatinga, no Vale do Aço, é o município mais afetado, com dez mortes desde domingo 12, além de 130 desabrigados e 400 desalojados.
Em Santana do Paraíso, também no Vale do Aço, houve uma morte. O município tem 57 desabrigados e 528 desalojados. O Estado registra 63 cidades em situação de anormalidade, conforme boletim da Defesa Civil Estadual:
- Acaiaca
- Açucena
- Água Boa
- Alfenas
- Antônio Carlos
- Areado
- Argirita
- Barão de Monte Alto
- Brazópolis
- Bugre
- Caldas
- Campo Florido
- Campos Gerais
- Capelinha
- Carlos Chagas
- Carmo da Mata
- Claro dos Poções
- Conceição do Pará
- Conselheiro Pena
- Coroaci
- Coronel Fabriciano
- Cuparaque
- Curral de Dentro
- Diogo de Vasconcelos
- Dom Silvério
- Espinosa
- Ferros
- Franciscópolis
- Galiléia
- Glaucilândia
- Guaranésia
- Guriricema
- Itabirinha
- Itambacuri
- Laranjal
- Leopoldina
- Malacacheta
- Mantena
- Maripá de Minas
- Mendes Pimentel
- Mirabela
- Nepomuceno
- Novo Oriente de Minas
- Ouro Verde de Minas
- Pavão
- Pedra Bonita
- Pequeri
- Presidente Olegário
- Raul Soares
- Recreio
- Resplendor
- Rio Preto
- Rochedo de Minas
- Salinas
- Santo Antonio do Aventureiro
- São Geraldo do Baixio
- São João do Manteninha
- São José da Safira
- Sem-Peixe
- Tapira
- Tocantis
- Uberaba
- Virgolândia
O post Chuvas em Minas Gerais: sobe para 26 o número de mortes apareceu primeiro em Revista Oeste.