A Yamaha já havia anunciado que durante o Salão de Tóquio traria vários modelos peculiares a até um carro de Fórmula 1, porém para os fãs de duas rodas os destaques foram as novas R3 e Tracer GT, modelos que inclusive estiveram no mercado japonês.
VEJA TAMBÉM:
- [VÍDEO] Rodamos na Honda CG 160 Titan 2025
- Motos mais vendidas do Brasil: dezembro deu a lógica
- Yamaha apresenta novas motos e ‘Fórmula 1 elétrico’ em Tóquio
A já conhecida no Brasil Yamaha YZF-R3 chegou em uma nova geração completamente renovada, trazendo elementos inspirados na nova YZF-R9. O modelo recebeu winglets aerodinâmicos inspirados nas motos de MotoGP, que melhoram o fluxo de ar e otimizam a performance em altas velocidades. O farol dianteiro passou por uma transformação, agora com um projetor central em formato de “M” e luzes auxiliares em LED, conferindo uma aparência ainda mais agressiva a esportiva.
O motor bicilíndrico de 321 cm³ continua entregando 42 cv de potência a 10.750 rpm e torque de 3,0 kgfm a 9.000 rpm. No entanto, a moto recebeu aprimoramentos para melhorar a entrega de potência, incluindo uma embreagem assistida e deslizante, que proporciona trocas de marcha mais suaves e maior controle em reduções bruscas.
A eletrônica da YZF-R3 também foi modernizada, com a introdução de um painel digital completo, que exibe informações como velocidade, rotação do motor e modos de pilotagem ajustáveis.
Já a trilheira Tracer 9 GT é a resposta da Yamaha para o mercado de motos touring, tirando um pouco o foco das esportivas.
Entre as principais atualizações está o sistema de faróis LED Matrix Adaptativos, que ajustam automaticamente a iluminação de acordo com as condições do ambiente, melhorando a visibilidade em curvas e em situações de pouca luz.
O modelo GT+, traz ainda recursos como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sensores de ponto cego.
Na parte motora a Yamaha Tracer GT segue com seu coração inspirado na esportiva MT-09.