Prefeito nomeia noiva, pai e primo como secretários

O prefeito de Moraújo (CE), Ruan Lima (PSD), nomeou dois familiares e a sua noiva para cargos de secretariado na administração municipal. Eleito em 2024, o político assumiu a prefeitura em 1º de janeiro de 2025. A cidade de 8 mil habitantes fica a 278 km de Fortaleza.

Segundo o portal UOL, para chefiar a Secretaria de Saúde, Ruan escolheu a estudante de medicina Letícia Luna Osterno Dionízio, que é sua noiva. Já o secretário de Relações Institucionais será Alex Lima, que é pai do prefeito.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Embora existam restrições legais para nomeações de familiares em até terceiro grau em cargos administrativos, cargos políticos, como secretários municipais, são permitidos, desde que os nomeados possuam qualificações adequadas.

Ruan Lima justificou as nomeações com base na confiança e competência. A secretária de Saúde será responsável por formular e executar políticas públicas e gerenciar recursos.

Em 2024, o Fundo Municipal de Saúde de Moraújo recebeu R$ 5,8 milhões do governo federal, destinados à atenção primária, gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e assistência farmacêutica. O município possui 11 unidades de saúde, como clínicas, postos de saúde e unidades de pronto atendimento.

Para apoiar a secretária, Iramar Moreira foi nomeado subsecretário. Ele é bacharel em enfermagem, especialista em Saúde Pública e possui experiência como plantonista e gerente de Unidade Básica de Saúde (UBS).

Noiva do prefeito comenta indicação

“Sabemos o quanto a saúde representa em uma gestão”, disse Leticia Osterno, noiva do prefeito e secretária de Saúde. “Assim trabalharemos em prol do nosso melhor para a população moraujense, com o objetivo de uma saúde mais humanizada, tendo como base nossos princípios fundamentais do SUS: equidade, integralidade e universalidade.”

Alex Lima disse buscará atrair projetos e recursos dos governos estadual e federal. Ele afirmou que vai sua experiência no setor privado e suas conexões políticas.

Leia também: “Profissão: mulher de ministro”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 249 da Revista Oeste

O prefeito também nomeou seu primo, Marcos Aurélio Araújo, para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Araújo é engenheiro e ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Moraújo. Na posse, Ruan Lima comentou o desejo de “fazer história onde a minha família surgiu”.

Ruan Lima, ex-piloto de rally, foi eleito com 52% dos votos. Ele mantém relações com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, e com Juscelino Filho (União-MA), ministro das Comunicações.

Em dezembro, Ruan conseguiu R$ 963 mil para a saúde de Moraújo por meio do deputado Domingos Neto (PSD-CE).

O post Prefeito nomeia noiva, pai e primo como secretários apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.