Filha, genro e netos de produtor rural goiano estavam em avião que explodiu em Ubatuba

acidente Ubatuba

O avião de pequeno porte que saiu da pista e explodiu na manhã desta quinta-feira, 09, na orla da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, pertence à família do produtor rural Nelvo Fries, de acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O fazendeiro é produtor de soja em Mineiros, no sudoeste de Goiás, além de possuir outras fazendas produtoras de grãos em Mato Grosso. 

Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom) de Mineiros, Nelvo Fries não estava na aeronave no momento do acidente. Os ocupantes eram a filha dele, Meyrelle Fries; o genro, Bruno Almeida; os netos Lucca e Ayla; e o piloto Paulo Seghetto, que foi a única vítima fatal. 

De acordo com informações da prefeitura de Ubatuba, os demais passageiros ficaram feridos, além de uma mulher que passava pelo local e torceu o pé ao correr. Segundo a Santa Casa, as vítimas estão estáveis e em atendimento. 

Vídeo obtido pelo Estadão  mostra o momento em que o avião de pequeno porte ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba e explode na orla da praia do Cruzeiro, próximo a uma pista de skate. Ao explodir, uma nuvem de fumaça tomou conta do céu.

Situação dos feridos

Uma das passageiras precisou ser entubada, segundo informou a Secom de Mineiros. Mireylle teve “traumatismo cranioencefálico e abdominal e intoxicação pela fuligem do incêndio”, mas permanece estável, com bons índices de pressão arterial e batimentos cardíacos. Ela precisou passar por uma laparotomia, devido a lesão abdominal, e o procedimento ocorreu sem complexidade.

O marido Bruno teve fratura de tornozelo e cortes pelo corpo que já foram suturados. De acordo com a Secom, ele apresentou amnésia lacunar, que é quando se perde parte da memória de como o evento aconteceu por conta do trauma. No entanto, o passageiro está bem e orientado.

O Lucca, filho do casal, teve uma contusão pulmonar. Segundo informações da Secom, ele está consciente e fazendo o uso de máscara de oxigênio, sem necessidade de entubação.

A Ayla, neta de Nelvo Fries, sofreu um trauma abdominal, mas os exames de imagem mostram que não houve gravidade. Ela está consciente e conversando.

Os passageiros foram socorridos pela Santa Casa de Ubatuba e pediram transferência para o Hospital de Caraguatatuba ou Sírio Libanês. As informações foram passada pela própria família para a Secom de Mineiros.

Avião estava regular e com plano de voo autorizado

A aeronave, de prefixo PR-GFS e modelo Cessna Citation 525 CJ1, saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), onde a família Fries atua, e tentou pousar em Ubatuba no fim da manhã desta quinta. 

A Rede Voa SP, concessionária que administra o aeroporto da cidade, afirmou que a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado e a Cabeceira 09, indo em direção à Praia do Cruzeiro. “As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”, disse em nota.

Apuração do acidente

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), braço regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência.

O Corpo de Bombeiros não considera o acidente como uma queda, e sim como uma “excursão de pista”, quando a aeronave sai da pista na hora do pouso ou da decolagem. Com a situação controlada, o processo de remoção do avião pelos órgãos responsáveis estava previsto para começar ainda nesta quinta-feira, 09.

Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com a operação negada para táxi aéreo. A FAB afirmou que, na ação inicial para apurar o ocorrido, que começa a ser realizada em Ubatuba, são utilizadas técnicas específicas, “conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”.

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