Pensando em financiar? Caixa Econômica eleva juros para compra de imóveis

A Caixa Econômica Federal aumentou os juros para financiamentos imobiliários e deixou mais longe o sonho do brasileiro de ter a casa própria. O reajuste foi de 1 a 2 pontos percentuais e está valendo desde o dia 2 de janeiro.  

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPÃO DO WHATSAPP DA MENINA FM

Segundo a Caixa, os financiamentos do Minha Casa Minha Vida não foram impactados pelo aumento e apenas aqueles ligados ao Sistema Brasileiros de Poupança e Crédito (SBPE) serão afetados. Esse sistema concede financiamentos à classe média com recursos da caderneta de poupança.

Duas modalidades de empréstimos tiveram reajuste, os corrigidos pela taxa referencial (TR) e os corrigidos pela poupança. Os juros da linha de crédito corrigida pela TR estavam, até o fim de 2024, em TR + 8,99% a 9,99% ao ano. Agora, a Caixa elevou para TR + 10,99% a 12% ao ano.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Já para as linhas corrigidas pela poupança, a taxa aumentou para a remuneração da caderneta (atualmente em 6,17% ao ano) acrescida de 4,12% a 5,06% ao ano. Anteriormente, os juros estavam em 6,17% + 3,1% a 3,99% ao ano.

O banco federal informou que o aumento das taxas se deve ao cenário econômico atual, em que os juros básicos do Brasil estão em 12,25% ao ano e com perspectiva de aumento para os próximos meses. As instituições financeiras também enfrentam a maior retirada de dinheiro das cadernetas de poupança.

Em novembro, a Caixa Econômica fez outra alteração nas regras de financiamentos, quando aumentou o valor da entrada de 20% para 30% e criou modalidades atreladas ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), cuja taxa está ligada à variação da Selic.


Leia também no Portal menina

Motociclista fica ferida em acidente na BR-101 entre Itapema e Balneário Camboriú

Casa é destruída por incêndio em Blumenau

Adicionar aos favoritos o Link permanente.