Em Santarém, ensino médio se destaca com média acima do Ideb nacional de 2023


No ensino fundamental, médias ficaram abaixo da nacional. Mas algumas escolas tiveram notas altas. Alunos da Escola Diocesana São Francisco se saíram bem na avaliação do Ideb 2023
Reprodução / Redes sociais
Divulgado no fim da tarde de quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), o Ideb 2023 – índice que mede a qualidade da educação no Brasil – apontou que as escolas públicas do município de Santarém, no Baixo Amazonas, não conseguiram alcançar a média nacional tanto nos anos iniciais quanto nos finais do ensino fundamental.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Enquanto a média do Ideb nacional dos anos iniciais foi de 6 – um aumento em relação a 5,8 (em 2021), o município de Santarém obteve média 5,3.
Nos anos finais do fundamental, a média nacional foi de 5, ligeiramente abaixo do 5,1 do Ideb de 2021. Nessa etapa do ensino, o município de Santarém teve média 4,7 em 2023.
A superação veio mesmo na avaliação do ensino médio. O Ideb foi de 4,3 – aumento de 0,1 quando comparado a 2021. Em Santarém, a média em 2023 foi de 4,4 entre as escolas públicas avaliadas.
Na avaliação dos estudantes do Ensino Médio, matriculados nas 1ª, 2ª e 3ª séries, com idade a partir de 15 anos, o salto positivo elevou o Estado para a sexta posição, tirando da penúltima colocação, que foi de 26º em 2021. O percentual atual foi de 4,3 na mostra divulgada sobre o Ensino Médio, que é de responsabilidade exclusiva do Estado.
Em Santarém, algumas escolas se destacaram com notas acima da média nacional entre as séries do ensino médio. Veja abaixo:
Escola Estadual São Raimundo Nonato – 5,6
Escola Estadual Diocesana São Francisco – 5,4
EETEPA – 5,0
Escola Estadual N. Sra de Guadalupe – 4,9
Escola Estadual São José – 4,8
O município de Santarém também obteve resultados bem animadores com as notas dos obtidas por algumas escolas nos anos iniciais e anos finais do ensino fundamental. Veja notas abaixo:
Anos iniciais (rede municipal)
Escola Mario Imbiriba – 6,4
Escola Delfina Amorim – 6,4
Escola Helena Lisboa – 6,4
Escola Princesa Izabel – 5,9
Escola Maria de Lourdes- 5,8
Anos finais (rede municipal)
Escola Mario Imbiriba – 6,4
Escola Delfina Amorim – 6,4
Escola Helena Lisboa – 6,4
Escola Maria de Lourdes – 5,8
Escola Aderbal Tapajós – 5,4
Escola Municipal Fluminense – 5,3
Anos finais (escolas estaduais)
Escola São Raimundo – 7,00
Escola Nossa Senhora de Guadalupe – 5,4
Escola Frei Othmar – 5,4
Escola Gonçalves Dias – 5,4
Escola Onésima Pereira de Barros – 5,3
Escola Madre Imaculada – 5,2
Avaliação
O Ideb, criado em 2007, reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos equitativamente vitais para a educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O cálculo e a divulgação são feitos a cada 2 anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC.
Em 2023, no Pará, segundos dados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), 100% das escolas estaduais de ensino fundamental foram submetidas às avaliações, sendo 179 dos anos iniciais. Já dos anos finais, 346 escolas foram submetidas à avaliação e todas tiveram a nota publicada.
Do ensino médio, alunos de 658 escolas da rede estadual do Pará se submeteram a prova. Porém, 68 escolas não tiveram suas notas de desempenho publicadas, porque não atingiram 80% de presença.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.