Festa do Peão de Barretos começa com ‘cidade sertaneja’ reformulada para receber 900 mil visitantes


Área de dois milhões de metros quadrados do Parque do Peão teve investimentos de R$ 10 milhões para dar mais comodidade ao público desta quinta-feira (15) até domingo (25). Parque do Peão em Barretos, SP, se transforma em cidade sertaneja para receber 900 mil pessoas durante a Festa do Peão
Alisson Demétrio
Considerado o maior evento sertanejo do país, a Festa do Peão de Barretos (SP) começa nesta quinta-feira (15) com expectativa de receber 900 mil visitantes até domingo (25). O palco do estádio de rodeios, mais conhecido como arena, recebe famosos como Simone Mendes, Luan Santana, Zezé Di Camargo & Luciano, Maiara & Maraisa, Zé Neto e Cristiano e Chitãozinho & Xororó.
Tem ainda os embaixadores do evento, César Menotti e Fabiano, que fazem dupla apresentação, uma delas para gravar o DVD dos 30 anos de carreira, e o astro do country americano, Cody Johnson, que faz sua estreia no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
‘QUEM TOCA HOJE?’: Veja a programação desta quinta-feira
RODEIO: Entenda as regras e as provas da montaria em touros em Barretos
HISTÓRIA: Como era o 1º disco de música sertaneja gravado no Brasil
Para receber o público do chapéu, o Parque do Peão, passou por uma ampla reforma com investimentos estimados em R$ 10 milhões, de acordo com o presidente Hussein Gemha Júnior.
A cidade sertaneja ocupa uma área de dois milhões de metros quadrados às margens da Rodovia Brigadeiro Faria Lima. A dinâmica para mantê-la em funcionamento mobiliza cerca de 10 mil profissionais de forma direta ou indireta, segundo a organização, por cidades em um raio de 200 quilômetros.
Vista do alto da arena do Parque do Peão durante a Festa do Peão de Barretos, SP
Alisson Demétrio
Boa parte dos recursos da reforma foi empenhada na construção de três novos reservatórios para atender a demanda de 4 milhões de litros de água. Em 2023, houve problemas de abastecimento em parte da estrutura. Nos campings, mais pias e pontos de energia foram instalados, além de asfalto.
Todo o parque passou a contar com iluminação de LED, e a área de camarotes ganhou um elevador para melhorar o acesso dos visitantes.
“O público vai ficar surpreso quando chegar ao parque e ver a diferença que está em relação aos outros anos, desde a entrada, com a mudança de pórticos, mudança de flores, mudança de qualidade na gastronomia, restaurantes muito modernos, banheiros, um camping com qualidade ímpar, luz de led no nosso parque inteirinho. Sempre naquilo que nós queremos, dando qualidade com segurança”, diz.
De acordo com Hussein, todos os investimentos fazem com que Barretos se mantenha como referência para grandes eventos no Brasil ano após ano. Cerca de 11 marcas de diversos seguimentos, como bebidas, internet, varejo e veículos, promovem ações durante a festa.
“Barretos é tudo isso que a gente vê porque tem um preparo, uma gama de gente, Independentes [associação organizadora da festa], colaboradores, patrocinadores, fornecedores, imprensa. São 24 horas de festa, é uma terra de emoção, é a areia sagrada. Eu acho que o engajamento de todos faz com que Barretos tenha esse diferencial das outras festas e a cada ano. São 69 edições e a cada ano é maior, surpreendendo o público com novidade.”
Palco na arena da Festa do Peão de Barretos 2024 recebe últimos ajustes
Matheus de La Palm
Celebridades de palco novo
Nem só o Parque do Peão passou por reformas. Os palcos Amanhecer e Arena (ou Estádio), que recebem um time estrelado de sertanejos, tiveram as estruturas atualizadas com projetos mais tecnológicos, que incluem a parte física e artes digitais projetadas nos painéis.
Segundo a organização, os dois palcos utilizam cerca de oito mil metros de tecidos, 8,3 mil quilos de barras de aço e 3.723 placas de LED.
“Sem dúvida, nós estamos trazendo um modelo novo de palco. Ele [palco da arena] abriu as asas até o talude, é uma cenografia muito moderna, muito bonita. Ele não só ficou mais alto como cresceu nas laterais”, diz Hussein.
A grande expectativa é para o show do ídolo americano Cody Johnson, que se apresenta no sábado (24) com previsão de arena lotada.
O palco Amanhecer, que fica à esquerda de quem chega ao Parque do Peão, teve a área ampliada em 54%, passando a ter 82,8 metros de largura e 16,2 metros de altura.
Leia mais sobre a Festa do Peão de Barretos 2024
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.