Agentes de prontidão e posto de comando: BH se prepara para chuva prevista nos próximos dias


Segundo a prefeitura, há previsão de 80 mm a 120 mm de chuva na cidade até o próximo domingo (13). Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH)
TV Globo/ Reprodução
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, nesta quarta-feira (9), ações para prevenção de enchentes. Há previsão de 80 mm a 120 mm de chuva na cidade até o próximo domingo (13).
Os maiores volumes devem ser registrados nesta quinta-feira (10), quando deve chover cerca de 50 mm, e na sexta (11), dia em que são esperados 30 mm.
“É importante que as pessoas estejam atentas, façam manutenção preventiva nas suas casas em relação a desentupimento de calhas, bueiros, para que não haja inundações”, afirmou o subsecretário de Proteção de Defesa Civil de BH, coronel Waldir Figueiredo Vieira.
A Guarda Civil e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) vão manter agentes de prontidão, caso seja necessário bloquear vias com risco de alagamentos.
Os principais locais que devem ser monitorados são:
Na Região Oeste, as avenidas Teresa Cristina, Francisco Sá e Silva Lobo;
Na Região Centro-Sul, a Avenida Prudente de Morais e a Rua Joaquim Murtinho;
Na Região Leste, a Avenida Silviano Brandão;
Na Região Nordeste, a Avenida Bernardo Vasconcelos e a Estação São Gabriel;
Na Região da Pampulha, as avenidas Heráclito Mourão de Miranda e Sebastião de Brito;
E na Região de Venda Nova, a Avenida Vilarinho.
Coletiva da Prefeitura de BH sobre preparação da cidade para as chuvas, nesta quarta-feira (9)
TV Globo/ Reprodução
Outra medida anunciada é a ativação do posto de comando no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para dar respostas rápidas em caso de ocorrências graves na cidade.
A preocupação é que um grande volume de chuva caia em um curto espaço de tempo e de forma localizada, como aconteceu no início deste ano. Em janeiro, foram 90 milímetros em menos de uma hora.
As equipes esperam poder agir de forma eficiente para evitar que essas cenas se repitam.
“Para que a gente antecipe a situação de alagamento, que as equipes sejam posicionadas de maneira coordenada e inteligente. Para a gente ter uma resposta efetiva e preventiva que diminua o risco de impacto para a população”, disse a diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro Rocha.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.