Estudantes de 16 cidades da região são premiados na cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática em Governador Valadares


Medalhistas de ouro, prata e bonze também vão receber certificados de honra ao mérito. Estudantes recebem medalha da OBMEP
Divulgação
Estudantes de 16 cidades da região Leste de Minas, recebem, nesta quarta-feira (14), às 14h, em Governador Valadares, medalhas e certificados de honra ao mérito, pelo bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – edição 2023.
Ao todo, 83 estudantes serão premiados no evento que acontece no auditório do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Governador Valadares e contará com a presença de representantes da gestão do IFMG-GV, da Superintendência Regional de Ensino (SRE), da Coordenação Regional da OBMEP, e também de familiares e amigos dos discentes.
Além de alunos de escolas públicas e privadas da cidade, serão premiados pela 18ª edição da OBMEP discentes dos municípios de Aimorés, Açucena, Central de Minas, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Engenheiro Caldas, Entre Folhas, Frei Inocêncio, Itanhomi, Mantena, Santa Efigênia de Minas, São Félix de Minas, São José do Divino e Sobrália.
Este ano, a OBMEP concedeu dois tipos de premiação: regional, voltada ao desempenho dos estudantes de cada estado na prova, e a nacional, que considerou os melhores desempenhos de participantes de todo o Brasil.
Dos 83 estudantes premiados, quatro recebem medalhas de ouro, 22 de prata e 57 de bronze. Já no âmbito nacional serão contemplados 32 medalhistas, sendo três de ouro, nove de prata e 20 de bronze.
Confira o quadro completo de medalhistas aqui.
Os medalhistas nacionais de escola pública são convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.). O participante recebe bolsa mensal de R$ 300.
Sobre a OBMEP
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio.
A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.
Mais premiações
Durante a cerimônia, também será feita a entrega das medalhas a 17 estudantes do IFMG Campus GV que se destacaram no Concurso Canguru de Matemática 2024. Trata-se da maior competição internacional de Matemática do mundo com mais de seis milhões de participantes por ano em mais de 95 países.
É destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.